Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Impactos socioambientais das chuvas no Brasil

Confira a aula sobre os impactos socioambientais das chuvas no Brasil.

Enchentes

Com a impermeabilização do solo urbano gerada pelo asfalto e pelo cimento, a água não se infiltra e se acumula. A alteração dos cursos d’água, como o aterramento para construção civil ou mudanças do curso de rios, o aterramento de áreas pantanosas, locais para onde a água escorria, ou mesmo a ocupação irregular na beira de rios são fatores que contribuem para que esse fenômeno ocorra.

 

Erosão

A erosão é um processo que consiste no desgaste, transporte e deposição dos sedimentos. O intemperismo também pode ser incluído nesse processo e é muitas vezes denominado de erosão elementar. A erosão pluvial é uma das principais em causar impactos no país. Provocada pela precipitação que leva a formação de sulcos no solo, isto é, ranhuras ou pequenas fissuras. Com o contínuo processo de escoamento superficial da água, essas ranhuras evoluem para cicatrizes maiores, levando ao processo de ravinamento do solo e a formação de uma voçoroca. É agravada pela remoção da cobertura vegetal para ocupação ou atividade agrícola. Nas encostas, essa erosão produz os movimentos de massa, podendo levar a grandes perdas materiais e humanas.

  

Deslizamentos de terra ou movimentos de massa

São fruto do mal planejamento do espaço urbano em relação a dinâmica hídrica e precipitações de um país tropical. Que somado ao déficit de moradia e a ausência do poder público geram diversos impactos socioambientais. Com o desmatamento, a água da chuva tende a erodir mais o solo ou material rochoso que ela encontra ao cair na superfície, podendo ocasionar os movimentos de massa e causar os deslizamentos. Eles são naturais, mas quando associados a moradias em encostas se tornam desastres.