Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Imigração

Imigração

Migrações

Migrante é todo aquele indivíduo que se desloca de um local para outro em busca de melhores condições de vida. Emigrante refere-se ao indivíduo ou população que sai de uma área. Imigrante refere-se ao indivíduo ou população que chega em uma área. O exemplo mais conhecido de migração mundial é a de latinos para os Estados Unidos, destacando-se a migração ilegal através da fronteira México-Estados Unidos. Em alguns casos, a realidade enfrentada pelos migrantes em seu novo local de residência é diferente do esperado, enfrentando a exploração de mão de obra, o preconceito (xenofobia) e a ausência de direitos sociais.

  

Refugiados

É um tipo de migração forçada, em que o migrante deixa seu país fugindo de guerras e de perseguições (política, econômica, étnica, religiosa). É um pouco diferente daquele migrante econômico, que busca melhores empregos, salários e condição de vida. A questão principal é saber se a pessoa está sendo empurrada (refugiado) para fora de seu país ou se está sendo atraída (migrante econômico) por outro país. A Convenção de Genebra de 1951, realizada pela ONU, define internacionalmente a questão dos refugiados.

Eles possuem direitos, como não serem enviados de volta aos países de origem. A Guerra da Síria é, hoje, a principal origem desses refugiados, que migram, em sua grande maioria, para países vizinhos, como Turquia, Jordânia e Iraque. Soma-se a esses aqueles deslocados por diferentes crises na África Subsaariana, como os caso do Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Eritréia e Burundi.

 

Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/