Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Haiti

João Daniel fala sobre o Haiti. Confira!

A República do Haiti, antiga colônia francesa, no final do século XVIII deu início a uma revolução composta, majoritariamente, por escravizados, se tornando independente. O caráter agressivo do movimento e o seu sucesso causou um temor em países próximos que ainda mantinham a mão de obra escravizada, como os Estados Unidos e o Brasil. Para o país recém independente isso gerou um isolacionismo que prejudicou sua economia e seu desenvolvimento até os diais atuais.

O país está localizado na América Central que pode ser dívida em duas partes. A parte continental ou ístmica, que apresenta um relevo montanhoso, devido ao encontro de placas tectônicas na região. E a parte insular, denominada Antilhas. Essa pode ser subdivida em duas: as Grandes Antilhas, composta por países como Cuba, Haiti, Jamaica, República Dominicana e Porto Rico e as Pequenas Antilhas, composta por ilhas como Bahamas, Guadalupe, Granada. Essa porção insular corresponde a um conjunto de ilhas vulcânicas ou calcárias. Nesse sentido, são muitas vezes são afetadas por terremotos ou atividade vulcânica.

Em 2010, o Haiti foi afetado por um terremoto que resultou em até 350 mil mortes, além de 2 milhões de desabrigados, lançado o país em um caos. Tal condição levou a um aumento significativo de cólera, violência sexual e outros problemas. O país também se encontra na rota dos furacões no Caribe, e em 2016 foi afetado drasticamente por uma tempestade tropical desse tipo. Para entender mais sobre a questão haitiana não deixe de assistir a aula completa.