Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Estratégias para melhorar o desempenho nos exercícios e provas

Acompanhe a aula do Guia do Estudo Perfeito.

Quantas provas você já fez até agora? Quantos exercícios já acertou e errou? Se você está seguindo nossas dicas desde o início, quantificar isso não será um problema. Não precisa chegar a um número exato, mas conhecer aproximadamente qual foi seu desempenho é muito importante nesta fase. Agora é um bom momento para fazer a autoavaliação e esse é um passo fundamental para a próxima etapa.

 

Autoavaliação

Entramos de cabeça no segundo semestre do ano. Se você ainda está na escola, deve estar de férias ou bem próximo dela. O descanso é importantíssimo, mas a autoavaliação não pode ser esquecida. Isso significa verificar em qual disciplina ou assunto você possui mais dificuldade. Em qual lista de exercícios você teve mais erros até agora? A sua metodologia de estudo está apresentando resultados ou será que é necessário mudar? Esse processo significa autonomia. Você precisa ser capaz de, sozinho, avaliar seu desenvolvimento. Confira este TED do nosso querido Valladares sobre autonomia e liberdade!!

 

A grande tarefa deste início do mês de julho é avaliar tudo o que você fez até agora e pensar se precisa mudar algo. O principal objetivo é melhorar seu desempenho.

 

Resolva muitos exercícios

Sempre ressaltamos a importância dos exercícios e como você pode aprender muito com eles. Por isso, temos um plantão exatamente com essas dicas para você extrair o máximo dos estudos. Então, clique no vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal e deixar um comentário lá no YouTube.

 

Quer saber um pouco mais sobre como os alunos estudam com exercícios? Clique em um dos posts abaixo!!

Mas se a sua dificuldade é ânimo para resolver exercícios, o Descomplica já publicou uma lista com seis dicas para você criar coragem e arrasar nos exercícios. É só clicar na imagem abaixo!!

 

Ordenação, Ritmo, Volume e Intensidade

Tenha em mente que a resolução de exercícios deve estar acompanhada de uma metodologia de estudos. Apenas a resolução por si só não irá resolver o problema. Porém, quando você faz o resumo, resolve os exercícios e realiza o diagnóstico, você cria uma metodologia poderosíssima para o seu desenvolvimento. Ordenação, Ritmo, Volume e Intensidade também são essenciais na hora de resolver exercícios. Por exemplo, ter uma ordem na resolução te ajuda a criar uma sensação de evolução.

Comece com exercícios mais fáceis, evoluindo para os mais difíceis. O ritmo significa que você deve manter essa metodologia de forma regular e periódica. Você precisa confiar na sua própria metodologia. Quando se pratica exercício físico, se fala muito em volume e intensidade. Volume corresponde ao tempo de execução e repetições, enquanto intensidade é a velocidade ou carga trabalhada. Isso significa que um alto volume de exercícios deve ser compensado com uma menor intensidade e vice-versa. Assim, você deve aumentar gradativamente o número de exercícios, criando volume, isto é, comece com 10, depois 15, avance para 20... Com o passar do tempo, você deve buscar intensidade, isto é, adicione mais velocidade à resolução. Se você gasta 1 hora para resolver 10 exercícios, busque, nessa mesma hora, resolver 15, e assim por diante.