Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Desindustrialização do Brasil

O professor Ricardo Marcílio fala sobre a desindustrialização do Brasil. Confira!

O setor secundário corresponde à produção industrial. Decorre da transformação da matéria-prima em algum produto. É um setor responsável por grande desenvolvimento econômico, mas é também responsável por gerar impactos ambientais. No Brasil, o setor industrial apresentou grande crescimento de 1930 a partir da Era Vargas até 1990. Os governos de Juscelino Kubitschek e Militares também foram fundamentais no processo de industrialização brasileira.

Todavia, nos últimos anos, no Brasil, é observado uma diminuição da participação da indústria de transformação (que produz bens de produção, capital ou consumo) no PIB, que em 1985 já chegou ao percentual de 22%, enquanto em 2015 não ultrapassou o valor de 11%. Esse fenômeno é denominado de desindustrialização. Alguns culpam o custo Brasil (transporte ineficiente, energia cara, burocracia e carga tributária alta), outros entendem que esse processo ocorre em escala mundial.

Enquanto percentual da indústria de transformação diminui, o percentual dos produtos primários aumenta. É nesse sentido que alguns falam de uma reprimarização da economia, isto é, quando as commodities voltaram a ganhar importância. Então nos últimos anos o Brasil estaria perdendo indústria ao passo que o setor primário ressurge como destaque econômico. Entretanto, tal ponto de vista é um pouco criticado, pois o setor primário é que pode estar apresentando um forte crescimento e não necessariamente se observando uma retração industrial.