Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Corrida Espacial contemporânea

Confira uma aula sobre Corrida Espacial contemporânea.

Tradicionalmente a corrida espacial foi um capítulo Guerra Fria no qual Estados Unidos e União Soviética buscaram promover a exploração do espaço. Ambos os países alocaram investimentos gigantescos no setor espacial com o objetivo de demonstrar a superioridade técnica de um ou outro modelo. Inicialmente a União Soviética obteve maiores conquistas, mas o pouso do homem na Lua, marcou uma certa superioridade simbólica dos Estados Unidos nesse contexto.

Todavia, essa corrida científica resulta no lançamento de diversos satélites artificiais que hoje são fundamentais para nossas atividades, como comunicações e localização. Esse último se refere a constelação de satélites necessários para localizar qualquer ponto na superfície terrestre criando assim um eficiente sistema de posicionamento global que popularmente conhecemos como GPS.

Porém, recentemente essa corrida espacial tem ganhado novamente um destaque com o crescimento de investimentos do setor privado em tecnologia de foguetes capazes de colocar equipamentos e pessoas em órbita. A SpaceX, fundada por Elon Musk, tem conquistado diversos avanços no setor, principalmente na reutilização dos foguetes, o que diminui o custo e aumenta a eficiência do produto. Mas ela não está só, Boeing, Blue Origin e algumas outras tem buscado conquistar espaço no setor antes dominado por empresas estatais, configurando uma parceria público-privada para exploração do espaço inaugurando uma nova era na corrida espacial.