Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Como se superar para o segundo dia de prova

Confira uma aula sobre como se recuperar para o segundo dia de prova do Enem.

Independe de como foi seu primeiro dia de prova, sua mentalidade, neste momento, deve ser de superação!! Superar o resultado de domingo passado e entregar novamente o seu melhor. Você irá conquistar essa prova que é tão difícil para muitas pessoas, enxergar novas possibilidades e caminhos onde antes não existiam opções. Para isso, se liga nestes vídeos motivacionais!!

 

Estratégias de prova

O primeiro domingo já passou e podemos tirar grandes lições dessa primeira experiência. A principal delas é em relação à sua estratégia de prova. E aí, como foi o primeiro domingo quanto à alimentação, local de prova, cansaço, motivação? Comece levantando os pontos positivos do seu primeiro domingo. O objetivo é replicá-los no segundo. Quanto aos pontos negativos, o objetivo é superá-los. Se você teve dificuldade com o tempo, busque entender o seu problema. Será que você passou muito tempo em uma questão ou linguagens foi uma dificuldade? É importante fazer uma análise para melhorar seu rendimento no segundo dia de prova. Se sua dificuldade foi em relação ao tempo de questão, que tal conferir a estratégia da bolinha?

 

 

Se foi outra dificuldade, vale a pena conversar com seus amigos e expor seu problema. Eles podem te ajudar em uma possível solução. Nesse sentido, confira a seleção de publicações abaixo sobre estratégias de prova.

 

 

 

Sugestões de filmes

Já vamos começar essa parte sugerindo uma estratégia para você se manter animado e motivado para a próxima prova. Além dos vídeos da primeira parte desse material, gostaria de recomendar alguns filmes para levantar o ânimo. Mas, antes, já deixo uma cena clássica para atiçar aquela vontade de assistir a Rocky Balboa (2006).

 

Abaixo, seguem três indicações de filmes (Rocky Balboa - 2006, Coach Carter – treino para a vida e Desafiando Gigantes) para você assistir a pelo menos um durante esta semana e recuperar a motivação para a prova.

 

É um erro não aprender com o erro

Ser médico é uma das profissões em que um erro pode custar uma vida e gerar diversos outros impactos. Muitos médicos são influenciados por uma cultura de negação e vergonha que os impede de falar sobre isso. Todo médico pode errar, mas é como se eles não pudessem falar sobre o assunto. É nesse sentido que o médico Brian Goldman defende uma postura mais aberta na medicina para que eles possam conversar sobre os erros e se desenvolver a partir disso. Clique no vídeo abaixo e assista a este TED incrível!!

 

Ao fazer uma prova, você errará algumas questões e isso é normal. Ninguém sabe tudo!! Por isso, não fique nervoso com essa situação. Encontre valor no erro, aprenda e evolua com ele. Quer saber como outros alunos encaram os erros? Confira as publicações abaixo!!

 

 

 

Leitura recomendada

Matthew Philip Syed é um jornalista britânico de 45 anos a serviço do The Times londrino desde 1999. Defende que um bom começo para obter sucesso é se preparar para fracassos (e aprender com eles). Clique na imagem ao lado e leia o texto na íntegra.



Exercício

O exercício desta semana é bem simples, porém, muito importante. Aprimore sua estratégia de prova e compartilhe-a com seus amigos. Que tal você ouvir diferentes sugestões?

Se durante a semana algum pensamento negativo atrapalhar seu rendimento, tente a seguinte estratégia. O objetivo é substituir um pensamento negativo por um pensamento produtivo. Quando você tiver um pensamento negativo, escreva na coluna da esquerda e busque elaborar um pensamento produtivo que possa melhorar esse seu estado mental. Por exemplo: “Estou nervoso, pois não consigo resolver a lista de exercícios”. Que tal melhorar isso? O pensamento produtivo que pode te ajudar nessa tarefa é, por exemplo: “Vou procurar a resolução gravada ou o gabarito comentado dessas questões”.