Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Como estudar Ciências Humanas

Confira!

Já estamos na terceira aula sobre como estudar cada área do conhecimento. Adotar uma estratégia particular para cada uma não é algo novo e já entendemos a importância disso. A prova de Humanas é realizada no mesmo dia em que a de Linguagens e Redação. São 45 questões, subdividas em Filosofia, Sociologia, Geografia e História. Somando com as questões de Linguagens, são, ao todo, 90 questões, além da redação. É um dia bem cansativo por ter muito texto. Nesse sentido, também é possível utilizarmos aqui algumas das estratégias que explicamos lá na aula de Como estudar Linguagens.

Estratégias para diminuir o cansaço da prova

  • Detalhe o enunciado, destrinchando parte por parte do texto, evitando a releitura.
  • Descubra as ideias centrais do texto, sintetizando essas informações.
  • Elimine as opções absurdas e evite reler aquela alternativa que você tem certeza de que não é o gabarito.

 

Organize o conteúdo

Ao estudar História, fique atento aos fatos políticos, econômicos e sociais, contextualizando esses acontecimentos com as respectivas datas. Muitas vezes, traçar o perfil de um acontecimento histórico é fundamental para você entender a matéria. Que tal organizar o conteúdo da matéria em uma linha cronológica ou de acontecimentos, tal como o mapa mental abaixo?

 

Isso te ajuda, também, a não confundir nomes e momentos históricos. Então, ao construir um mapa mental ou resumo, você pode fazer uma linha cronológica dos acontecimentos. Isso também funciona muito bem para estudar Filosofia ou Sociologia e traçar um perfil daquele pensador, caracterizando cada ponto da sua vida e pensamento.

A Geografia é a ciência que estuda a relação do homem com o espaço. É por isso que o conceito de Espaço Geográfico (espaço transformado pelo homem) é um dos conceito-chaves nessa matéria. Logo, a prova do Enem irá cobrar constantemente a espacialização de diversos fenômenos. Por isso, conhecer o território e a distribuição dos fenômenos é importantíssimo!! Nos mapas mentais abaixo, você encontra alguns exemplos disso.

  

 

Conheça os termos específicos

Familiarize-se com termos específicos, conceitos e fenômenos. Por exemplo, é muito comum os alunos se confundirem, em Geografia, com os termos Fordismo, Toyotismo, Liberalismo, Keynesianismo e Neoliberalismo. Assim, sempre que você esbarrar em um termo, conceito ou fenômeno específico, procure defini-lo ou escrever o máximo que você souber sobre ele. Isso é valido, também, para História, Filosofia e Sociologia.

 

 

Assista a filmes e faça analogias

Tal como em outras áreas do conhecimento, associe a matéria ao cotidiano. Que tal usar o lazer para estudar? Assista a filmes históricos, séries e documentários, para entender aquele assunto. Use e abuse de analogias. Sabe quando você entende aquele acontecimento histórico a partir de uma historinha do cotidiano? É isso!! Analogias são uma excelente ferramenta para você estudar.

 

Estude o que mais cai

Não tenha dúvida naqueles conteúdos que sempre caem no Enem. Essa estratégia é melhor ainda para aqueles que possuem um período de tempo restrito. É necessário ter foco e concentração e não deixar restar dúvida nos temas mais comuns. Para isso, se liga nos top cinco temas de Ciências Humanas que mais caem na prova do Enem. Além disso, clicando na imagem abaixo, você terá acesso ao Kit volta às aulas Descomplica, com muito conteúdo preparado exclusivamente para você.

 

 

Não perca o canal do Descomplica no Youtube

Primeiramente, inscreva-se no canal do Descomplica no YouTube e ative as notificações!! Toda semana, diversos vídeos novos para você mandar super bem na prova do Enem. Confira abaixo os vídeos do Hansen, da Lara e do João Daniel de como estudar Geografia, Filosofia/Sociologia e História.

 

 Exercício

Tal como foi proposto na aula passada, vamos fazer o mesmo com Ciências Humanas.

  1. Identifique, entre os temas que mais caem, aqueles que você já estudou, mas ainda não entendeu bem.
  2. Busque resolver 50 exercícios ou quantos você conseguir encontrar de cada um desses temas.
  3. Monitore e registre as questões que você acertou e errou, usando as tabelas abaixo.