Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Cinema político engajado

Confira!

Nos últimos anos o estudo histórico das manifestações culturais tem ganhado maior importância como registro de uma sociedade. Porém, muito além disso, a arte também é utilizada para engajar disputas políticas em movimentos sociais diversos. Assim se faz necessário pensar o estético a partir do político.

Essa questão também passa por transformações observadas em grandes estúdios como no da Disney que recentemente tem incorporado diversos debates e questões sociais em seus filmes, Por exemplo, as mulheres até a década de 1990 não eram protagonistas nos filmes. Em Mulan(1998) e Lilo Stitch (2002) temos os primeiros filmes que fazem essa abordagem. Dando início a um caminho que o elemento feminino passa a ser mais importante, como em Valente (2012) e Frozen (2013).

O empoderamento feminino e a igualdade de gênero chegam assim com força no cinema e a partir disso novas abordagens começaram a ser feitas. A partir de 2017 observa-se com maior força uma questão racial no cinema. Por exemplo, Moonlight em 2017 que ganhou o Oscar. Outro filme foi o Infiltrado na Klan e Green Book também ganharam destaque no Oscar discutindo diversas questões raciais.