Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Brexit

Confira!

O Brexit

Como vimos, nos últimos anos, diversos países europeus sofreram crises econômicas e políticas e, como não poderia ser diferente, a União Europeia foi afetada. Especificamente a partir de 2016, iniciou-se o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit (British + exit, ou seja, a “saída britânica”).

Em um resultado apertado e inesperado (51,9% x 48,1%) a população do Reino Unido (que engloba Escócia, Irlanda do Norte, Inglaterra e País de Gales) optou por deixar de fazer parte desse bloco econômico, rompendo um acordo de 47 anos.

A descrença da população com o sistema político e campanhas baseadas em Fake News contribuíram para esse resultado. Em linhas gerais, os principais motivos que levaram ao Brexit estão ligados a promessas de contenção de gastos orçamentários e concentração de investimentos em necessidades internas (como saúde pública, por exemplo) e à questão migratória.

Campanha pró Brexit na Inglaterra “Nós enviamos 350 milhões de euros por semana para a União Europeia. Vamos financiar nosso próprio NHS (Serviço Nacional de Saúde). Vote pela saída” Fonte: DW.com

A questão migratória foi central na campanha pelo Brexit. Valendo-se de sentimentos nacionalistas, e até mesmo alimentando a xenofobia (aversão a grupos sociais diferentes como imigrantes), os setores mais conservadores, favoráveis ao Brexit, difundiram que a permanência no bloco impedia o controle do número de pessoas adentrando no país e que os impactos da imigração seriam terríveis e incontroláveis no futuro. Esse fator foi fundamental para a decisão pela saída da União Europeia.