Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Artes plásticas e artistas contemporâneos (05/08/2019, 17H15)

João Daniel fala sobre artes plásticas e artistas contemporâneos. Confira!

Arte Contemporânea

No pós segunda guerra mundial, a sociedade industrial vai aos poucos dar lugar a uma sociedade pós industrial que começa a aparecer durante a Guerra Fria. Essa nomenclatura "sociedade pós industrial" refere-se a modernidade, a sociedade já muito voltada para os serviços e consumo. É a consolidação das consequências socioespaciais da consolidação industrial no mundo.

A ideia por trás da arte nesse contexto passa a se tornar mais importante do que o produto artístico final. O senso estético ganha menos importancia nesse contexto, mas a intencionalidade idealística da obra. Nesse sentido, surgem obras que causam o questionamento do que é arte e do que não é, ou seja, quais os limites da arte, qual conceito e o que pode ser considerado arte, e o que não pode.

Um grande exemplo da arte contemporânea é a Pop Art. Um dos seus maiores nomes é o Andy Warhol. Ele estava preocupada com a sociedade do espetáculo e da fama, reproduzindo simbólos conhecidos em cores fortes e de forma repetitiva, também dialogando com a realidade industrial do momento. A ideia da repetição e da cultura de massa portanto são expressas em sua arte.

 

Outro exemplo de Pop-Art é o Romero Britto, que popularizou formas e cores imprimindo uma marca única em suas obras. 

O exemplo mais categorico no entanto é "A fonte" de Duchamp, que é um mictório e abriu a discussão do que pode ser considerado arte ou não. 

 

Maurizio Catelan fez algo parecido no momento em que Trump chegou ao poder, fazendo um vaso mictório que funcionava, de ouro maciço, chamado América.