Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Alimentos e fome no mundo

Confira!

Alimentos e fome no mundo

 

A indústria alimentícia no mundo é uma das mais polêmicas e que mais faz notar a contradição existentes no sistema capitalismo.

Pensando primeiramente no consumo da carne, é importante pensarmos no seu impacto ambiental mas também na colaboração para a fome no mundo. Os impactos dessa indústria são muito grandes e também indiretos. Para cada 1 kilo de carne é necessário 3,2 kilos de grãos, incentivando também as monoculturas. Além do consumo energético, apenas 1 kilo de carne é o equivalente a 20dias de uma lâmpada de 100w ligada, além de uma emissão de gases que equivale a um carro ligado por 250 km.

Em 2019, a produção de alimentos foi suficiente para alimentar mais que o dobro da população mundial. Apesar disso, a fome não foi erradicada. Como isso acontece? É importante pensar no desperdício no processo de produção, e no que condiciona o acesso a comida. Sem verba, não há acesso a comida no mundo moderno, o que agrava a fome ao redor do mundo.

O último relatório da ONU sobre a Fome Mundial relevou que, 820 milhões de pessoas no mundo estão em subnutrição. 113 milhões de pessoas passam por insegurança alimentar, grave. Isso quer dizer que a falta de acesso ao alimento coloca aquela pessoa num estado de vulnerabilidade que faz com que sua vida esteja em risco. No Brasil, em 2014 o Brasil saiu do mapa da fome, ou seja, menos de 5% da população passava por subnutrição ou insegurança alimentar. 2,5% da população Brasileira passa fome no Brasil fome. Em 2019, a estimativa foi de que 690 milhões de pessoas passaram fome, o que representa um aumento de 10 milhões em relação a 2018.

Mas por que isso acontece?
Como já foi dito, não é por falta de comida. Hoje, cerca de 40% da comida produzida vai pro lixo, sobretudo no processo produtivo. A concentração de renda e a falta de distribuição de verba é o grande causador por esse processo de fome, miséria e subnutrição. Questões como clima, conflitos e questões políticas são grandes agraventes para esse processo.