Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A Vale e o funcionamento da bolsa de valores

Ricardo Marcílio fala sobre a Vale e o funcionamento da bolsa de valores. Confira!

A Vale e o funcionamento da bolsa de valores

O mercado financeiro trabalha com um tipo de capital chamado capital especulativo. Ele também pode ser chamado de capital volátil ou de "smart money", numa tradução literal, "dinheiro esperto". Mas o que é capital? Capital se relaciona a investimentos, que podem ter várias naturezas. O capital fixo se relaciona a investimento em estruturas fixas, como indústrias ou a infraestrutura necessária para uma produção. Já o capital especulativo se relaciona a investimentos em bancos ou bolsas de valores, ou seja, investimentos imateriais. Nesse processo, muitos investidores colocam dinheiro em determinadas ações e fundos, que fazem com que elas fiquem mais ou menos desvalorizadas, de modo a criar uma especulação sobre os melhores investimentos naquele momento.

Os bancos são grandes agentes intermediários desse processo. Por reterem o dinheiro de grande parte da população, existem diversas transações de investimento volátil realizados por eles para obterem seu lucro.

A bolsa de valores funciona a partir da negociação de ações. As ações são partes de empresas. Por exemplo, se duas pessoas são donas da empresa, a pessoa A tem 49% das ações dessa empresa, enquanto a pessoa B tem 51% das ações da empresa, sendo portanto maior acionário e o principal dono. As empresas podem ser do tipo LTDA, que são as que não tem ações na bolsa, ou do tipo S/A, que tem uma porcentagem da empresa no mercado de ações. No Brasil, nossa bolsa de valores chama BOVESPA. É possível portanto que a empresa venda partes dela para ações e para o mercado especulativo. Outros empresários e pessoas que tem dinheiro e querem faze-lo render, podem ver que uma detemrinada empresa esta indo muito bem no mercado, investe comprando um pedacinho dessas ações da empresa, esperando que se a empresa crescer, seu rendimento será maior. Para o dono da empresa, ao colocá-la para investimento na bolsa, há a atração de capital e um crescimento da especulação sobre o sucesso da sua empresa.