Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A música popular contemporânea

Confira a aula sobre a música popular contemporânea.

As tendências atuais do mercado fonográfico se relacionam aos serviços digitais de compartilhamento de música, chamados de streaming. Como consequência, os coméricios de vendas físicas de cds tende a decrescer. O desenvolvimento tecnológico portanto, propricia o desaparecimento de determinadas atividades e o surgimento de outras. E não é só isso que o desenvolvimento tecnológico altera nas tendências musicais.

Quando pensamos em música popular do nosso tempo, as músicas mais ouvidas possuem tendências digitais, sabem se vender por meio de uma linguagem própria de plataformas como Youtube ou Spotify, e tem seus lançamentos destinados a essas empresas. A propaganda é um dos grandes vetores de influência para que determinadas músicas se tornem bastante populares.

Outro ponto relevante é que as redes sociais tem o poder de gerar uma cultura que condiciona os formatos musicais de sucesso. Por exemplo, a rede social TikTok possui um formato de vídeos rápidos com música muito típico, que o seu mundo de usuários replica e recebe todos os dias. Essa cultura faz com que músicos no geral e as grandes empresas pensem músicas que se encaixem nesses formatos de vídeo, com o objetivo de gerar um fluxo de propaganda orgânico.

O mercado digital fonográfico portanto pode ser entendido de forma abrangente, com estruturas diversas e de funcionamento complexo. A indústria fonográfica antes da era digital tinha como grandes giros de capital basicamente as gravadoras, que detinham os bons equipamentos de som, os shows e as vendas de cd. A partir dos anos 2000 ocorre uma grande transformação dessa lógica, a partir da possibilidade de download e aumento crescente do dinamismo no compartilhamento de faixas musicais. Isso causa um grande impacto as gravadoras que começaram a se desvalorizar em suas receitas. O Streaming ou o compartilhamento de músicas e suas plataformas passam a ganhar bastante espaço no mercado.