Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A Alemanha Contemporânea

João Daniel fala sobre a Alemanha Contemporânea. Confira!

Unificação alemã

O processo de unificação alemã, assim como a maioria das unificações tardias também foi uma consequência das políticas expansionistas de Napoleão Bonaparte e do processo de restauração imposto pelo Congresso de Viena aos territórios europeus.  A decadência do antigo Sacro Império Romano-Germânico e a nova configuração territorial, com a Confederação do Reno sob o domínio francês, são fatores que despertaram um ideal de unidade em um grupo multiétnico, mas que, todavia, compartilhava de uma mesma língua e aspectos culturais em comum. Esse sentimento nacionalista não se baseava apenas em características comuns, mas também no sentimento de solidariedade causado pelas invasões francesas e a necessidade de expulsar os estrangeiros dos seus territórios.

A partir do Congresso de Viena (1815) foi criada a Confederação Germânica que abrigava 39 reinos e ducados com o predomínio do poderio austríaco sobre a região, dentre eles, a Prússia despontava como o maior e mais forte reino da coalizão fazendo frente ao domínio exercido pelo Império Austríaco. A elevação de Guilherme I a rei da Prússia e a designação de Otto Von Bismarck ao cargo de primeiro ministro deu início a efetivação da conquista de novos territórios que fariam parte do que conhecemos hoje como Alemanha.

 

Alemanha no século XX

Nesse contexto a Alemanha é um país jovem que apresentou grande crescimento na segunda fase da Revolução Industrial, principalmente nos setores petroquímico, siderúrgico e mecânico. O Vale do Ruhr foi uma importante área de desenvolvimento industrial na Alemanha que se integrou ao restante do país através de uma extensa rede ferroviária e hidroviária, além do sistema rodoviário. Todo esse desenvolvimento possibilitou uma elevada renda per capita o que favorece o mercado interno. No contexto do século XX o país é marcado por dois processos expansionistas que resultaram na Primeiro e Segunda Guerra Mundial. De 1949 a 1990, no contexto da Guerra Fria, a Alemanha estava dividida em dois países, A República Federal da Alemanha (capitalista) e República Democrática Alemã (socialista).

 

Alemanha no século XXI

A Alemanha é uma grande fiadora da União Europeia, que no contexto do Brexit (saída do Reino Unido), esse bloco econômico passa a ser muito questionado. Lembrando que no contexto do século XX a Alemanha já tentou liderar o continente europeu através de duas guerras. Hoje a Alemanha ocupa uma posição de liderança econômica do bloco europeu a partir da União Europeia, exercendo assim uma liderança pacífica, buscando a estabilidade no bloco.