Artrópodes: Características gerais
Artrópodes: Crescimento
Artrópodes: Classificação
Tipos de Metamorfose
Equinodermos: Características gerais
Artrópodes
O Filo Artropoda é o mais biodiverso dentro do Reino Animal, e são encontrados em todos os tipos de ambientes. São animais celomados, triblásticos, protostomados e apresentam corpo dividido em segmentos (metameria). A principal característica deste grupo é a presença de um exoesqueleto de quitina e de apêndices articulados. Por conta do exoesqueleto rígido, os artrópodes têm seu crescimento limitando, e para aumentar o tamanho corporal devem realizar as mudas, também chamadas de ecdises. No processo de muda, o animal sai exoesqueleto antigo e aumenta de tamanho corporal enquanto um novo exoesqueleto enrijece. Isso faz com que o crescimento dos artrópodes seja “em saltos”, como observamos no gráfico a seguir:
Gráfico mostrando como ocorre o crescimento dos artrópodes, em saltos, entre as mudas. À direita, uma cigarra com o novo exoesqueleto deixando o exoesqueleto antigo.
O sistema nervoso dos artrópodes é do tipo ganglionar, o sistema digestório é completo e todos apresentam a circulação aberta, onde um coração bombeia a hemolinfa para circular nas cavidades corporais. A reprodução é sexuada, com espécies dióicas (sexos separados) ou hermafroditas. O desenvolvimento pode ser direto (sem larvas) ou indireto (com estágio larval). A forma de respiração e excreção podem variar nas diferentes classes, como veremos a seguir:
Insetos
É o grupo mais diverso, com inúmeros representantes de diversos formatos, como besouros, abelhas, borboletas, grilos, pulgas, traças, baratas, libélulas... São em sua maioria terrestres, porém alguns vivem em ambiente de água doce em pelo menos um estágio de vida. Apresentam o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, com três pares de patas e um par de antenas. A sua respiração é traqueal e a excreção ocorre por túbulos de Malpighi.
Esquema da traquéia, sistema respiratório dos insetos.
O desenvolvimento dos insetos pode ocorrer de três formas:
- Ametábolo: não apresentam nenhum tipo de metamorfose, e os jovens são iguais aos adultos, havendo apenas aumento do tamanho corporam com o tempo (ex.: traças)
- Hemimetábolo: os jovens são semelhantes aos adultos, porém sem órgãos reprodutivos e sem asas, sendo chamados de ninfas. Quando atingem a idade adulta, desenvolvem os órgãos sexuais e as asas. (ex.: percevejos e gafanhotos)
- Holometábolo: apresentam metamorfose completa, com os estágios de larva, pupa e adulto. (ex.: borboletas e mariposas)
Exemplo de A) traça ametábola; B) percevejo (hemíptero) adulto com asas (esquerdo, verde) e jovem, na forma de ninfa, sem asas (direita, colorido); C) borboleta holometábola, nos estágios de larva, pupa e adulto, da esquerda para direita (fotos não da mesma espécie, apenas para representação dos estágios de metamorfose).
Quilópodes
A lacraia é o representante mais conhecido desse grupo. Apresenta o corpo dividido em cabeça, com um par de antenas, e tronco, onde cada segmento do corpo apresenta um par de patas. A respiração é traqueal e a excreção é feita por túbulos de Malpighi.
Diplopoda
São representados pelos gongolos, ou piolhos de cobra. Seu corpo é dividido em cabeça, com um par de antenas, e tronco, onde cada segmento do corpo apresenta dois pares de patas. A respiração e excreção são semelhantes aos quilópodes e insetos: traqueal e túbulos de Malpighi, respectivamente.
Exemplos de quilopode (esquerda) e diplopode (direita).
Aracnídeos
São representados pelas aranhas, ácaros, carrapatos, escorpiões, opiliões entre outros. São animais terrestres com corpo dividido em cefalotórax e abdome. Não apresentam antenas e têm 4 pares de patas. A respiração é fitotraqueal (ou pulmão foliáceo) com a presença de pigmentos respiratórios do tipo hemocianina e a excreção ocorre por túbulos de Malpighi e glândulas coxais.
As aranhas são as mais conhecidas dentre os aracnídeos.
Crustáceos
São representados pelos caranguejos, siris, lagostas, tatuzinho-de-jardim, camarão, entre outros. Podem viver em ambientes aquáticos (marinhos ou de água doce) ou terrestre. Apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, com 2 pares de antenas e 5 pares de patas. A excreção ocorre por estruturas chamadas de glândulas verdes e a respiração é branquial, também com a presença de pigmentos respiratórios do tipo hemocianina.
Os caranguejos são um exemplo de crustáceos.
Observe a tabela abaixo com atenção, que mostra as principais diferenças entre as classes dos Artrópodes.
Mapa mental sobre as principais características de cada grupo de artrópodes. Fonte da imagem: https://descomplica.com.br/artigo/mapa-mental-reino-animalia-artropodes/4l9/
Equinodermos
São animais exclusivamente marinhos, celomados e triblásticos. São os animais evolutivamente mais próximos dos cordados por também serem deuterostomados (o blastóporo dá origem ao ânus). Enquanto adultos, apresentam simetria radial, porém no estágio larval apresentam simetria bilateral.
O nome deste filo significa “espinhos na pele”, por conta da presença dessas estruturas recobrindo o corpo dos animais. Eles também apresentam um endoesqueleto de calcário, importante para a sustentação do corpo.
Ouriço-do-mar, vivo e com espinhos à esquerda, e endoesqueleto de um ouriço-do-mar, à direita.
A locomoção, respiração, excreção e circulação estão envolvidos no sistema ambulacrário, onde a água circula pelos canais ambulacrais (radiais e circular), realizando todas essas funções e ainda permitindo a locomoção a partir da movimentação dos pés ambulacrais. Faz parte deste sistema o madreporito, que é uma placa por onde a água entra no sistema ambulacrário.
Esquema de uma estrela-do-mar e do sistema ambulacrário.
O sistema digestório é completo, com boca e ânus. São seres dióicos, com fecundação externa, onde óvulo e espermatozóide se encontram na água. Alguns exemplares apresentam alta capacidade de regeneração após a perda de uma porção do corpo, caso o disco central se mantenha intacto.
Apresenta cinco classes:
- Echinoidea (ouriço-do-mar e bolachas-da-praia): apresenta corpo esférico e, no caso dos ouriços, espinhos móveis e uma boca chamada de lanterna de Aristóteles, formada por cinco placas que servem como dentes para raspar o substrato.
- Asteroidea (estrelas-do-mar): apresentam o corpo em formato de estrela, usualmente com cinco braços ou múltiplo de cinco. Em cada braço é possível observar diversos pés ambulacrais.
- Holothurioidea (holotúria ou pepino-do-mar): Apresenta corpo alongado e com pés ambulacrais modificados ao redor da boca.
- Ophiuroidea (ofiúro ou serpentes-do-mar): Os braços são bem destacados do disco central e mais finos comparados às estrelas-do-mar. Não apresentam ânus.
- Crinoidea (lírio-do-mar): Seu corpo é em formato de taça, com membros finos e com ramificações, dando um aspecto semelhantes a flores.
Representantes de cada classe de equinodermos.