Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Anfíbios – Classificação e Circulação

Professor Rubens Oda apresenta os anfíbios e seus grupos atuais, à saber: Anuros (sapos pererecas e rãs) Urodelos (salamandras, axolote etc.) e Gymnophiona (cobras-cega, cecílias etc.). Note que anfíbios são altamente dependentes da água, apresentam coração com 3 cavidades e circulação incompleta e dupla.

Anfíbios e a dependência da água

Répteis – Classificação e Circulação

Répteis – Conquista do ambiente terrestre

Anfíbios

Os anfíbios são animais que dependem da água e da umidade para sua sobrevivência e reprodução. As principais ordens são: Urodela (salamandras), Anuros (sapos, pererecas e rãs) e as Gymnophionas (cobra cega, ou cecília). Os anuros apresentam uma fase larval (girino) aquática, enquanto o adulto é terrestre.

Estes animais apresentam um coração com dois átrios e um ventrículo, com uma circulação dupla e incompleta. A respiração é pulmonar, porém como o pulmão é saculiforme, há pouca superfície de contato para trocas gasosas. Logo, a respiração ocorre também de maneira cutânea indireta. Anfíbios aquáticos (como algumas salamandras e os girinos) respiram por brânquias e podem excretar amônia. Anfíbios terrestres excretam ureia.

A pele deles é fina e permeável. A reprodução é sexuada, com fecundação externa, formando um ovo sem casca.

Representantes dos Anfíbios: salamandras, anuro e gimnofionas.

Representantes dos Anfíbios: salamandras, anuro e gimnofionas.

Répteis

Podemos dizer que os répteis são o primeiro grupo de animais que conquistaram efetivamente o ambiente terrestre. Os principais grupos são: Testudines (tartarugas, jabutis e cágados), Lacertilla (lagartos), Ophidia (cobras e serpentes) e Crododilia (crocodilos, jacaré e gavial).

A circulação é dupla e incompleta, e a maioria deles apresenta um coração com três cavidades (2 átrios e um ventrículo – que inicia sua divisão com o septo de sabatier). Os crodolinianos apresentam o coração em quatro cavidades, porém há mistura do sangue nas artérias, na região do forâmen de Panizza. A respiração é pulmonar (pulmão parenquimatoso) e a excreção é por ácido úrico.

A pele deles é queratinizada e impermeabilizada. A reprodução é sexuada, com fecundação interna, formando um ovo com casca e anexos embrionários (córion, alantoide e âmnio).

Representantes dos principais grupos de Répteis: tartarugas, lagartos, ofídeos e crocodilianos.

Representantes dos principais grupos de Répteis: tartarugas, lagartos, ofídeos e crocodilianos.