Crônica: Conceito
A crônica e o seu tempo
Primeiras impressões
Exercício metalinguístico
Sobre o autor
Escritor, romancista, teatrólogo, jornalista, contista e cronista, Nelson Rodrigues trouxe a diversidade da produção artística ao longo da sua vida. Pernambucano, nascido no início do século XX, apresenta suas narrativas e reflexões sociais muito similares às propostas vistas ao longo das três fases do Modernismo Brasileiro, sendo classificado como Pós-Moderno e Contemporâneo. Além de ser considerado o maior e mais importante dramaturgo nacional, suas principais obras abrangem gêneros diversos e, atualmente, vem sendo muito pedidas em vestibulares regionais por todo o país. Criou sua fama com os títulos "A vida como ela é", "Vestido de Noiva", "A Cabra vadia", entre outros.
A crônica
Sobre o gênero em questão: a crônica é um dos mais dinâmicos que existem. Tanto o jornalismo, quanto a literatura trabalham com esse tipo de escrita, por estar ligada com temáticas cotidianas e presentes na atualidade. A crônica literária, dessa maneira, trabalha com a exploração da mensagem que se deseja passar, sendo uma linguagem próxima do texto artístico. Em outras palavras, trata-se de uma visão mais reflexiva e pautada de emoção sobre um tema comum, que somente pode ser buscado pelo olhar do cronista em questão. Muitos autores conhecidos já utilizaram dessa estrutura textual, como Clarice Lispector, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, etc.
Assim, sendo narrativas curtas que costumam abordar temáticas cotidianas de maneira criativa, é comum que a linguagem seja simples. Além disso, normalmente, são publicadas em jornais, revistas e blogs. "A Cabra Vadia", então, obra de Nelson Rodrigues, buscou reunir uma seleção de crônicas feitas pelo autor, que foram publicadas pelo jornal "O Globo", entre os anos de 1967 e 1968. Nela, é possível encontrar uma série de posicionamentos políticos, tendo em vista o cenário nacional (período de ditadura militar - 1964 até 1985), além de pensamentos reacionários, que acendiam a necessidade crítica por parte dos leitores vigentes.