Redação 1 - Introdução
Redação 1 - Desenvolvimento
Redação 1 - Conclusão
Redação 2 - Introdução
Redação 2 - Desenvolvimento
Redação 2 - Conclusão
Ao longo das semanas, você tem aprendido sobre estratégias de escrita e elaboração de cada parte da estrutura de uma redação. Agora, vamos analisar alguns trechos e parágrafos de redações que são consideradas exemplares, visto que contemplam as funções exigidas para cada parte do texto. Observe os exemplos abaixo:
Introdução exemplar
Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. (ENEM 2018)
Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários. No entanto, com o avanço de algoritmos e mecanismos de controle de dados desenvolvidos por empresas de aplicativos e redes sociais, essa abundância vem sendo restringida e as notícias, e produtos culturais vêm sendo cada vez mais direcionados – uma conjuntura atual apta a moldar os hábitos e a informatividade dos usuários. Desse modo, tal manipulação do comportamento de usuários pela seleção prévia de dados é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento.
Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf
O parágrafo de introdução apresentado consta na Cartilha do Participante de 2019 e foi retirado de uma redação exemplar que recebeu nota máxima na redação (mil pontos). Logo no ínicio, a problemática disposta no tema já é anunciada ao apontar que os mecanismos de controle de dados são responsáveis pela mudança e molde dos hábitos, além do grau de informatividade dos usuários. Além disso, observa-se o uso produtivo de repertório sociocultural pertinente à discussão proposta ao utilizar a canção de Gilberto Gil para contrapor com o momento atual de que, hoje, as informações disponibilizadas na internet acabam sendo restringidas devido ao controle de dados.
Desenvolvimento exemplar
Tema: Os entraves para o fortalecimento do hábito da leitura no Brasil
Além disso, outro fator desestimulante para o fortalecimento do público-leitor são as redes sociais. Segundo o escritor Carlos Heitor Cony, a internet provoca uma “poluição espiritual” em seus usuários, visto que dispomos de muitas informações na rede e diversas fontes de conhecimento, mas nem toda leitura é feita de modo produtivo. Hoje, passa-se muito tempo em aplicativos como Facebook e Whatsapp, os quais possuem uma ampla divulgação de “fake news” que, muitas vezes, não possuem a veracidade confirmada antes de serem compartilhadas. Assim, consequentemente, a “web” se torna um ambiente que prejudica o desenvolvimento da aprendizagem, necessitando de ações para mitigar essa problemática.
O parágrafo acima cumpre as funções de um parágrafo-padrão. Note que o primeiro período é composto pelo tópico frasal porque indica a ideia central a ser ampliada nos períodos seguintes: as redes sociais como um entrave para o fortalecimento do público-leitor. Os períodos seguintes contam com um argumento de autoridade sobre o termo “poluição espiritual” do escritor Carlos Heitor Cony para ressaltar a quantidade de informações que dispomos na rede não traz uma leitura produtiva, visto que a internet fornece informações repetitivas, excessivas e inúteis, muitas vezes. Assim, como consequência há a indicação sobre as “fake news” que comprovam o pensamento de Cony.
Conclusão exemplar
Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. (ENEM 2019)
Fica evidente, portanto, que medidas são necessária para democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Dessa forma, é necessário que ONG’s de apoio à cultura, terceiro setor capaz de atuar a favor da sociedade, devem organizar exibições cinematográficas em diversas regiões do país por meio de cinemas itinerantes em ônibus para que essas caravanas possam atingir o maior número possível de espectadores. Somente desse modo será possível fazer com que mais pessoas possam conhecer os prazes da sétima arte assim como os personagens da série brasileira.
A proposta de intervenção acima recebeu duzentos pontos (pontuação máxima) na competência 5 por contemplar as cinco exigências da conclusão da redação: apresentação do agente (ONGs de apoio à cultura), detalhemento sobre o agente (terceiro setor capaz de atuar a favor da sociedade), ação (organização de exibições cinematográficas em diversas regiões do país), meio de realização da ação (por meio de cinemas itinerantes em ônibus), efeito (para que essas caravanas possam atingir o maior número de espectadores possíveis). Além disso, o último período promove uma retomada da contextualização apresentada na introdução acerca da série brasileira “Cine Holliúdy”, garantindo, então, um texto circuito.