Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Introdução ao pensamento bakhtiniano

A Carolina Achutti tira todas as suas dúvidas sobre a redação da UNICAMP. Vem conferir!

Os gêneros discursivos

A redação da UNICAMP

Características da redação da UNICAMP

A avaliação da banca da UNICAMP

A Unicamp, diferentemente das outras provas estaduais, pede em seus vestibulares um modelo de redação diferente. Enquanto a maioria dos vestibulares pede um texto de caráter dissertativo-argumentativo, a Universidade Estadual de Campinas requer de seus candidatos uma produção mais abrangente quando se trata de gêneros textuais.

Isso significa que, ao prestar o vestibular da Unicamp, deve-se ter preparado a escrita de textos não somente dissertativos. Portanto, é importante conhecer os diferentes gêneros e o que eles requerem.

O conceito de gênero textual

Gênero textual é um conceito em que consiste em uma classificação textual, a qual indica que é o texto segue um "tipo relativamente estável de enunciado" e possui uma função social, ou seja, um objetivo, em determinada situação comunicativa. Os gêneros possuem quatro aspectos de definição:

  • Esfera: o que circula esse gênero (qual é o ambiente em que o texto pode ser encontrado);
  • Forma composicional: a forma como o texto é estruturada (parágrafos, progressões, etc);
  • Temática: o tipo de assunto que é tratado no gênero;
  • Estilo: os recursos linguísticos mais comuns em determinado gênero.

Assim, se torna mais fácil classificar e entender os gêneros. Uma carta entre amigos, por exemplo, circula na esfera social mais íntima, entre conhecidos; sua forma composicional se estende em data, saudação, assunto, despedida, assinatura e post-scriptum (opcional); a temática é das mais variadas e; o estilo se define de acordo com o nível de intimidade entre os amigos.

Esse esquema de pensamento se aplica aos mais variados gêneros. Ao pensar um gênero, é importante fazer esse tipo de relação.

Entretanto, isso não quer dizer que é necessário conhecer e ter proficiência em todos os gêneros textuais isso seria praticamente impossível, devido ao número de gêneros possíveis. O importante no vestibular da Unicamp é, além de uma noção básica do conceito e dos tipos existentes de gêneros, ter uma leitura atenta. Isso porque consta nas instruções da redação o que se espera da produção textual e quais elementos ela deve conter. Não fica tão complicado, então, compor um texto dentro dos moldes pedidos.

Últimos gêneros pedidos pela Unicamp

Para contextualizar a explicação da aula, selecionamos os últimos tipos textuais pedidos pelo vestibular. É importante ressaltar que a prova da Unicamp contém duas redações com gêneros distintos.

2016
Tema 1: Resenha
Proposta: Resenha sobre a fábula de La Fontaine
Tema 2: Artigo de divulgação
Proposta: Artigo de divulgação sobre texto científico

2017
Tema 1: Carta argumentativa
Proposta: Carta sobre a imigração no Brasil
Tema 2: Artigo
Proposta: Artigo sobre uma campanha publicitária

2018
Tema 1: Palestra
Proposta: Texto base para uma palestra com o tema "pós-verdade"
Tema 2: Artigo de opinião
Proposta: Artigo de opinião sobre os limites da liberdade de expressão