Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A origem da Maçonaria

Neste vídeo, iremos abordar a origem da Maçonaria no mundo, observando as questões factuais. A Maçonaria está presente em toda História mundial, não sendo diferente no caso do Brasil, onde seus principais líderes tiveram ligação com o movimento. Material: http://desconversa.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Materialdeapoioextensivo-historia-maconaria.pdf

Renascimento comercial e urbano

O Século das Luzes

A influência maçônica

Igreja Católica X Maçonaria

Estado X Igreja

A Maçonaria na Europa

A Maçonaria

A maçonaria é uma organização fraterna, composta por homens que se reúnem nas chamadas lojas maçônicas para dialogarem sobre questões como liberdade, igualdade, democracia, fraternidade, progresso, moral e outras questões políticas, filosóficas, científicas, sociais e econômicas. Apesar de durante séculos ter sobrevivido como uma irmandade secreta, fugindo de perseguições e da censura, atualmente a maçonaria convive com maior liberdade, contando com mais de 6 milhões de membros ao redor do mundo e milhares de lojas.

Apesar de sua origem ser ainda muito debatida e cercada por mitos, estima-se que a maçonaria tenha surgido na Idade Média a partir da união de trabalhadores que atuavam na construção de igrejas. Esses pedreiros livres das relações feudais e católicas passaram a se organizar em fraternidades, com símbolos, encontros e filosofias próprias, acreditando na figura de Deus como o "Grande Arquiteto".

Com as mudanças na Europa ao longo dos séculos XI e XVIII, a maçonaria passou a crescer cada vez mais, sobretudo em contextos como o do renascimento, da reforma protestante, das revoluções inglesas, do iluminismo e da revolução francesa. Muitas lideranças políticas e revolucionárias passaram a frequentar a maçonaria e utilizar suas influências nesses processos de mudanças políticas e sociais.

Alguns destacados maçons, por exemplo, foram os reis Frederico II, da Prússia, Eduardo VII e VIII do Reino Unido, os imperadores brasileiros D. Pedro I e seu filho, D. Pedro II, o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o patrono José Bonifácio, presidentes como Abraham Lincoln, Frankin D. Roosevelt, Harry Truman, Barack Obama, Floriano Peixoto, Washington Luís e nomes como Winston Churchill, o Visconde do Rio Branco, Giuseppe Garibaldi e tantos outros. Esses nomes demonstram, portanto, a influência que a maçonaria possui em diversos setores da sociedade, sobretudo o político ao longo da história do ocidente.