Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Independência da indochina

A Indochina (Laos, Vietnã e Camboja) era colonizada pela França, até que no cenário de Segunda Guerra a França fora ocupada e o Japão entrara em confronto com a Indochina. Posterior a saída japonesa os indochineses lutaram contra a colonização francesa.

Indochina e a Guerra Fria

A participação dos EUA

Guerra internacional

Vitória do norte

Vietña pós-guerra

A guerra do Vietnã

Durante a Guerra Fria, diversos processos de independência na África e na Ásia ocorreram, combatendo o imperialismo que dominava países dessas regiões desde o século XIX. No caso da península Indochina, durante a 2ª Guerra Mundial o processo de libertação da região se intensificou, sobretudo na região vietnamita, enfrentando os colonizadores franceses e japoneses.

Com a libertação, dois regimes diferentes se instalaram: ao norte, o regime socialista de Ho Chi Minh, apoiado pela China e pela U.R.S.S., enquanto ao sul, o governo capitalista do católico Ngô Dình Diêm, apoiado pelos Estados Unidos. A dificuldade no processo de reunificação levou os dois países a um grave impasse, movido por tensões, atentados terroristas e o início de uma guerra.

Os E.U.A, temendo o surgimento de uma nova força socialista através de uma revolução, como fora China e Cuba, tentou garantir a supremacia do governo sulista, enviando tropas diretamente para a chamada Guerra do Vietnã no início dos anos de 1960.

Entretanto, a desastrosa campanha americana nos combates levou o Estado a gastos exorbitantes com a guerra e atraiu ao longo dos anos diversas críticas da opinião pública, afinal, cada vez mais jovens morriam e dinheiro era gasto em uma guerra que se prolongava sem sucessos.