Apresentação do conceito de crônica
Neste vídeo, o professor Alexandre Guimarães apresenta o conceito de crônica, descomplicando de vez esse gênero textual.
http://www.desconversa.com.br/redacao/wp-content/uploads/2014/09/Materialdeapoioextensivo-redacao-acronica1.pdf
Características gerais da crônica
A linguagem utilizada na crônica
As possíveis temáticas de uma crônica
Leitura e análise de uma crônica
Crônica
A crônica é um gênero que pode ter características literárias ou defender uma ideia por meio de argumentos É, portanto, um gênero que transita entre o jornalismo e a literatura, com características opinativas e pessoais.
A palavra crônica deriva da palavra “chronos" que significa "tempo". Assim, esse gênero textual tem como objetivo apresentar um fato acerca do cotidiano. É um texto subjetivo, no qual o autor busca despertar o olhar o leitor para determinados aspectos e detalhes de uma situação cotidiana, que não costumam ser revelados pelo sendo comum.
Características da crônica
- É um texto predominantemente narrativo, de curta extensão e baseado em situações do cotidiano.
- A diferença entre a crônica e os outros gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, etc) é a linguagem. Esta é descontraída e o cronista utiliza um registro mais informal da língua.
- Por ter caráter subjetivo, pode apresentar o ponto de vista do cronista, enquanto a notícia e a reportagem são gêneros impessoais e preocupados em relatar a veracidade dos fatos sem a emissão de opinião.
Tipos de crônica
- Crônica narrativa: É constituído a partir dos elementos da narração: personagens, tempo, espaço e enredo. O assunto, em geral, é sobre um tema vinculado ao cotidiano das cidades.
- Crônica jornalística/argumentativa: Contém a mistura de fragmentos narrativos, além de trechos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado. Geralmente, é um tema de interesse de um grupo social e não apenas do próprio cronista.