A Baixa Idade Média
Cerco Islâmico
A Primeira Cruzada e a dos Mendigos
A Segunda e Terceira Cruzadas
A Quarta Cruzada
A Quarta Cruzada e a das Crianças
Frederico Il e a Sexta Cruzada
A Baixa Idade Média: As Cruzadas.
No início do século XI, a conquista de Jerusalém pelos muçulmanos gerou verdadeiras guerras para reconquistar a “Terra Santa” (Jerusalém). Elas ficaram conhecidas como as Cruzadas. O nome Cruzada se relaciona a vestimenta utilizada por milhares de pessoas, incluindo homens, mulheres e crianças, que participavam dessas expedições. Eles bordavam uma cruz na roupa, marcando o aspecto religioso dessas guerras. No entanto, as Cruzadas tiveram também outras motivações, de caráter material e social, como a obtenção de riquezas e a expansão do comércio para o Oriente.
As principais cruzadas ocorreram entre o século XI e o século XIII. Sob liderança de reis da França, da Inglaterra e do Imperador da Alemanha, os cruzados tentaram retomar Jerusalém. Na terceira cruzada, a partir de acordos estabelecidos com os muçulman os, os cristãos conseguiram retomar suas peregrinações à Jerusalém.
Dentre as consequências e mudanças geradas pelas Cruzadas na Europa ocidental, podemos mencionar o aumento do comércio de longa distância e das relações comerciais entre Ocidente e Oriente.