A guerra dos Cem Anos
Rei Carlos IV
Intervalos entre as batalhas
O Milagre de Joana D’Arc
Borguinhões X Armagnacs
A Baixa Idade Média: A Guerra dos Cem Anos
A Guerra dos Cem Anos foi um dos marcos da crise do feudalismo. Nesse conflito, que durou 116 anos, Inglaterra e França guerrearam pelo controle da região de Flandres.
Um importante destaque da Guerra dos Cem Anos é a extraordinária figura de Joana D’Arc, que muitas vezes assumiu, em suas histórias, um aspecto de misticismo. Nascida no início do século XV, Joana D’Arc era uma camponesa que afirmou ter ouvido vozes ainda na infância a estimulando a apoiar a coroação do rei francês. Lutou bravamente no comando dos exércitos franceses, mas acabou sendo capturada pelo exército inglês e condenada por heresia pela inquisição. Joana foi queimada na fogueira, em 1431.
Apesar do longo conflito, interrompido diversas vezes, entre ingleses e francesa. A Guerra dos Cem Anos gerou importantes transformações na Europa. Dentre as consequências do conflito tivemos o fortalecimento do poder monárquico e da burguesia na França. Por outro lado, vimos um enfraquecimento da nobreza, devido às numerosas baixas na guerra.