Países componentes
América Central
Turismo
América do Sul
Novo Socialismo
Mercosul
Venezuela no Mercosul
América Latina
O continente americano, em extensão, só não é maior que o continente asiático. Possui uma população de 1 bilhão de habitantes, distribuída por 35 países e 18 dependências. Possui uma grande diversidade de climas e vegetações, devido à sua extensão latitudinal. Os cinco maiores países são Canadá, Estados Unidos, Brasil, Argentina e México. Com isso, também apresenta diferentes regionalizações. América do Norte, América Central e América do Sul correspondem a uma divisão a partir de um critério de localização e posição geográfica. Já América Latina e América Anglo-Saxônica correspondem a um critério cultural e econômico.
Para alguns, essa divisão da América Latina abrangeria os países de língua neolatina, como espanhol, português e francês. Teria uma justificativa histórica associada ao processo de colonização. Para outros, a América Latina representaria uma região menos desenvolvida e com grandes desigualdades socioeconômicas, se comparada à América Anglo-Saxônica, de língua inglesa e mais desenvolvida. De qualquer forma, existem milhares de exceções a essas regras, e uma América Latina coesa a partir desses critérios é mais uma ficção que uma realidade. Porém, é importante conhecer a quais países e sub-regiões essa América Latina se refere.
Na formação da republica e na consolidação dos estados nacionais, a tentativa de legitimar o sistema de poder que se instaurava contou uma série de dificuldades. O controle territorial sem dúvida é um dos mais graves. No Brasil por exemplo, tivemos uma ocupação populacional que se deu, de forma majoritária, do leste para oeste do território. Para o estado, controlar e atuar em todos os cantos do nosso território, e nos 23.102 km de fronteiras, se estabelece como um desafio.
A identidade latino americana se constrói a partir de similaridades. Apesar dessa identificação não se fazer tão forte no Brasil, existe um sentimento de pertencimento em função de diversos fatores. A lingua espânica por exemplo, fruto da colonização, história comum a esses países, explica parte desse fenômeno.
A história comum da colonização no entanto deixa o seu legado, refletindo as semelhanças e diferenças deste processo em cada país. Das similaridades, devemos ter em mente o atraso indústrial, a subordinação geopolítica a países hegemônicos ao longo de diversos períodos da história, e problemas com subdesenvolvimento, são o legado da desigualdade sistémica que se fez estrutural desde o início do processo de dominação civilizatória que se deu nesta região.
A denominação “América Latina” se refere aos países do continente americano, que foram colonizados por países europeus de idiomas que derivam do latim, portanto línguas latinas como espanhol, português ou francês. São os países que compõem a América Latina:
- Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.