Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A Origem, Importância e Utilidade dos Oceanos

Aprenda a origem e utilidade dos oceanos, além de suas importâncias para o transporte e produção energética.

Correntes Marítimas: Relação com o Continente

Formação das Ondas e das Marés

Transgressão e Regressão Marinha

Reservas de Água Potável no Brasil e no Mundo

Os oceanos são os imensos corpos d’água salgada que cobrem praticamente 70% da superfície terrestre. Os mares correspondem a essas porções próximas as continentes, muitas vezes recebendo nomes regionais, como Mar do Norte, Mar da China Meridional, Mar Vermelho etc. A formação desses corpos hídricos é bem antiga. O Pantalassa era um oceano primitivo que rodeava o supercontinente Pangea. Hoje, os oceanos são importantíssimos para o comércio mundial e para exploração de recursos naturais, como petróleo e alimentos (pesca). O nível dos oceanos já oscilou diversas vezes na história do planeta e possuem intima relação com a condição climática. Em períodos mais frios (era glacial) observa-se a regressão marinha ou recuo do mar. Em períodos mais quentes (interglacial) observa-se a transgressão marinha ou avanço do nível do mar.

Além dessas mudanças, em um intervalo de tempo menor, as águas oceânicas apresentam três tipos de movimento: as ondas, as marés e as correntes marítimas.

As correntes marítimas são porções das águas oceânicas com características próprias quanto a temperatura, salinidade e direção do deslocamento. Os principais responsáveis por esse movimento são os ventos, a rotação da Terra, a temperatura e salinidade das águas. As correntes quentes nascem próximo ao Equador e são responsáveis por criar litorais mais úmidos, além de amenizar os invernos por onde passam. As correntes frias são responsáveis por criar litorais mais secos, formando inclusive desertos.

 

 

As ondas são movimentos oscilatórios resultantes da ação dos ventos sobre a superfície dos oceanos. São responsáveis por modelar o litoral influenciando no processo de abrasão marinha (erosão) e formação das praias.

As marés consistem no movimento regular de subida e descida das águas influenciada pela posição da Lua e do Sol. Esse fenômeno ocorre a cada 12 horas por dia. As marés de Sizígia são muito altas e ocorrem na fase lunar nova ou cheia. As marés de quadratura ou mortas ocorrem na fase lunar crescente ou minguante.

Parte das águas continentais estão localizadas entre espaços e fissuras na rocha e no solo. Essas águas percolam no subsolo em virtude da porosidade e permeabilidade do terreno. Formando assim os aquíferos. O aquífero Alter do Chão é o maior do país e está localizado na Região Norte. O Aquífero Guarani também está localizado em território brasileiro nos estados do Sul, porém se estende até o Paraguai, Argentina e Uruguai.