Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Os muros da atualidade

O professor Claudio Hansen fala sobre os muros da atualidade. Confira!

Os muros na atualidade

Na atualidade, os muros não representam apenas um obstáculo físico. Hoje, são usados para o controle territorial com o objetivo de manter distantes determinados povos, grupos étnicos ou religiosos. A abordagem territorial é muito importante para melhor entender essa questão, uma vez que território pode ser definido como espaço delimitado por relações de poder e posse. Assim, na atualidade, mesmo no contexto de globalização, em que se observa o aumento dos fluxos de pessoas, muros são erguidos para conter esse movimento e manter afastadas determinadas populações.

No passado, como no caso da Muralha da China, esse muro detinha o objetivo de conter invasões. Era um recurso militar, não tão diferente do Muro de Berlim, no contexto da Guerra Fria, mas com objetivo ideológico. Segundo, Milton Santos, hoje, os muros são erguidos para conter o deslocamento possibilitado pelo encurtamento das distâncias com a maior integração nos transportes e comunicações possibilitada pela globalização. Assim, alguns muros são erguidos com o objetivo de coação e controle.

 

Alguns exemplos de muros no mundo e seus objetivos:

  • Muro de Israel ou Muro da Cisjordânia: isolar terras palestinas, é um muro étnico. Construído com objetivo de conter um possível movimento radicalista, ocupa territórios palestinas e é considerado um muro ilegal pelo Tribunal Internacional de Haia.

 

Fonte: http://democraciapolitica.blogspot.com/

 

  • Muros de Ceuta e Melilla: são muros construídos em duas cidades espanholas em território marroquino no Norte da África. Desde que a Espanha em 1986 passou a integrar a União Europeia, esses muros foram erguidos com a desculpa de conter a migração ilegal e garantir a soberania.

Fonte: https://www.dw.com/

 

  • Muro na fronteira México-Estados Unidos: o início da construção desse muro é o governo do democrata Bill Clinton. É uma barreira para conter a migração ilegal pela fronteira sul dos Estados Unidos, principalmente de mexicanos. Em 2001, no governo de George W. Bush ganhou aspecto militar, de segurança contra ataques terroristas, mesmo sendo comprovado que o 11 de setembro e a entrada desses terroristas nos Estados Unidos não tiveram qualquer relação com a fronteira mexicana. Em 2017, com Donald Trump, a questão do muro ganhou força, uma vez que esse presidente propôs finalizar a construção desse muro, com uma de suas promessas de campanha para conter a imigração ilegal no país.

Fonte: https://operamundi.uol.com.br/