Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A alta do Dólar e os impactos na economia brasileira e mundial

O professor Claudio Hansen fala sobre a alta do dólar e os impactos na economia brasileira e mundial. Confira!

Em 2020 o dólar atingiu os maiores valores nominais registrados na história do Brasil. O valor máximo registrado foi quase de R$5,90 em 15 de maio. Mas para você entender por que ocorre essa desvalorização do real em comparação com o dólar, você precisa entender a moeda americana como uma mercadoria. Pense que ela é um produto que pode ser vendido ou comprado. Aí entra ação aquela clássica Lei da Oferta e Procura (demanda) que você aprendeu no ensino médio. Se tiverem muitas pessoas querendo vender dólar no Brasil, o dólar perde valor e o real se valoriza. Se tiver pouca oferta de venda de dólar, ele se valoriza e o real perde valor. Então, em 2020, estamos observando uma menor oferta de dólar no Brasil e assim sua valorização frente ao real. Mas porque isso está acontecendo?

 

Questões externas

O ano de 2020 foi marcado por uma forte crise econômica associada a pandemia de Covid-19. Com isso, os investidores buscam mercados mais seguros, tirando seus investimentos de países mais arriscados, como os países emergente que é o caso do Brasil. Assim, observa-se maiores investimentos em títulos do Tesouro americano, de países europeus ou ouro, por exemplo. A ideia é que se acontece uma crise absurda, esses países desenvolvidos possuem maiores garantias de pagaram suas dívidas. 

 

Questões internas

Há também questões internas. Devido aos maiores gastos do Estado com a pandemia (criação do Auxílio Emergencial) e outros gastos já existentes, diversos investidores ficam preocupados sobre a responsabilidade fiscal do país. Será que o Brasil vai conseguir honrar suas dívidas no futuro gastando tanto dinheiro agora? Somado a isso, existe uma preocupação sobre o futuro da economia brasileira, Primeiro, se ela conseguirá crescer em meio a disputas comerciais e ao processo de modernização das indústrias sem grandes investimentos na educação. Segundo, é sobre a sustentabilidade da economia do país, se o desmatamento e as políticas não ecológicas do país podem afetar futuros contratos com outros países. Assim, observa-se novamente uma saída de investimentos (dólar) do país e com a menor oferta de dólar devido a questões externas e internas, ele acaba ganhando maior valor frente ao real.