Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Retrospectiva das atualidades 2017

O professor Claudio Hansen faz uma retrospectiva de 2017 sobre as atualidades.

Retrospectiva das atualidades de 2017

Um dos pontos inicias comentados foi a Rebelião nos presídios de Manaus que teve ao todo 56 mortos. A rebelião ocorreu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ) e durou mais de 17 horas. Foi considerado o maior massacre do sistema prisional do Estado. Situações como essa são reflexos da má gestão administrativa pública no que tange a segurança, a violência e a raíz destes problemas na história social.

Houve ainda o episódio "Carne Fraca", onde nosso país, um dos principais produtores de gado do mundo, sofreu denúncias onde as maiores produtoras de carne, como a JBS, estavam comercializando carne fora da procedência, tanto fora da validade, quanto com materiais como papelão misturadas a ela. Muitos compradores de carne brasileira perderam a confiança no nosso produto. O até então presidente Michel Temer fez propagandas da carne brasileira comendo em churrascarias para voltar a conquistar a confiança do mercado internacional.

A crise que assola o Brasil desde 2014 não para de se aprofundar. Em 2013 houve a alta das commodities, produtos que funcionam como matéria prima e produtos básicos para outras indústrias. O Brasil é dependente das commodities. E em meio a uma alta do valor delas, escandâlos que desvalorizam o produto nacional frente ao cenário internacional acaba sendo bem grave.

Houve também a atitude do até então prefeito da Cidade de São Paulo, que começou a apagar diversos grafites populares e históricos da cidade paulista. O Grafite é uma manifestação cultural que traz mais cores para a cidade, além de reflexões sociais. Esse apagamento foi bastante criticado pela sociedade, que começou a fazer novas artes para protestar contra a política do Dória.

Quer ver esse resumo completo? Assine nossa plataforma de estudos!