Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Incêndio da Chapada dos Veadeiros

Saiba tudo sobre o incêndio da Chapada dos Veadeiros com o professor Claudio Hansen.

Parque Nacional da Chapa dos Veadeiros

Em outubro de 2017 um incêndio ganhou proporções gigantescas consumindo mais de 22% de toda área do Parque Nacional da Chapa dos Veadeiros em Goiás. O fogo foi iniciado por fazendeiros em represália ã ampliação da área do parque, decretada em junho pelo governo federal, ampliando de 65 mil para 240 mil hectares a área do parque. O trabalho de contenção das chamas é realizado por uma equipe formada por mais de 200 pessoas, entre voluntários, bombeiros e brigadistas. A equipe também tem utilizado aviões tanques e helicópteros no combate ao incêndio.

 

A importância do parque

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961, pelo governo federal. Sua área era de 625 mil hectares e foi sendo diminuída ano após anos, até chegar aos 65 mil hectares atuais. Está localizado no meio do cerrado, bioma de grande biodiversidade e espécies endêmicas, que hoje é considerado um hotspot da biodiversidade. O parque é um refúgio importantíssimo com mais de 1.400 espécies, em sua grande maioria, aves e peixes. Mas também é marcado por ameaças no qual constam 17 espécies de flora e 32 de fauna ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, a onça pintada, o lobo-guará e o gato-do-mato.

 

O número dos incêndios

Em 2017 o número de incêndios bateu recordes na região. Só em setembro desse mesmo ano, foram mais de 105 mil focos de incêndio, o dobro da média observada no ano passado. A ação humana é apontada por especialistas como a principal causadora do fogo. A disputa território, o manejo de plantações, acampamentos e a queima de lixão então entre as principais ações associadas ao fogo, que avança em meio a uma crise econômica no país.