Health Consequences of Feeling Lonely
Nearly half of Americans are lonely. According to Merriam-Webster's definition, loneliness is "being without company, cut off from others; sadness from being alone." Loneliness is common and can lead to both poor social and health consequences beyond mental health. Women's health expert Dr. Kirtly Parker Jones talks about the side effects of loneliness and offers suggestions on how you can feel less lonely.
Mais
Reproduzir
00:00
Reproduzir
Seek 10 seconds backwards
Seek 10 seconds forward
00:00 / 00:00
Ativar som
Configurações
Picture in picture
Tela inteira

Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Hidrogenação da carbonila

Nesse módulo, o Prof Allan explica como ocorre a reação de adição na estrutura da carbonila.

Adição de HCN

Mecanismo de adição à carbonila

Adição de NaHSO3

Reação de Grignard em aldeídos

Reação de Grignard em cetona

Reações de adição a carbonila (aldeídos e cetonas)

Vimos até aqui reação que envolviam apenas hidrocarbonetos. Agora vamos trabalhar com reações em compostos que apresentam carbonila. A carbonila ( ) está presente nos aldeídos, nas cetonas e nos ácidos carboxílicos e seus derivados (ésteres, anidridos e cloretos de ácidos). No entanto, as reações que serão vistas a seguir aplicam-se apenas aos aldeídos e cetonas. Esses compostos orgânicos são muito reativos, sendo que os aldeídos são mais reativos do que as cetonas.

Adição de hidrogênio (H2)



Essa reação é considerada, na verdade, uma reação de redução. Com redutores mais fortes, o álcool final pode ser transformado no alcano correspondente.

Adição de Cianidreto (HCN)

Adição de Bissulfito de Sódio ( NaHSO3)


Adição de compostos de Grignard (RMgx)



Compostos do tipo desse brometo final são importantes, pois reagem com a água (isto é, sofrem hidrólise), produzindo álcoois:

Compostos Organometálicos

Um tipo curioso de reação é a de adição de certos metais (Mg, Zn etc.) aos haletos orgânicos, como exemplificamos abaixo:

Os compostos formados, chamados de organometálicos, são largamente empregados em sínteses orgânicas por apresentarem alta reatividade química.
Por exemplo:

Na Química dos compostos organometálicos um nome muito importante é o de François Auguste Victor Grignard (1871-1935). Grignard trabalhou intensamente na síntese de muitos compostos orgânicos. Sua descoberta principal foi a preparação, em 1900, dos chamados compostos de Grignard (RMgX), um dos mais úteis e versáteis reagentes da Química Orgânica. Além disso, os compostos de Grignard serviram como exemplo para a preparação de vários outros compostos organometálicos de enorme utilidade na Química Orgânica.

Para entendermos a importância dos compostos de Grignard, devemos lembrar que, em geral, os compostos orgânicos são pouco reativos por serem apolares. Nos casos dos haletos e dos compostos de Grignard, a situação é totalmente diferente. Observe, por exemplo, uma das sínteses de Grignard.

Vemos, então, que, no haleto, o grupo orgânico é mais positivo, enquanto, nos compostos de Grignard, a parte orgânica é mais negativa — é essa polaridade que facilita enormemente a reação. Pela descoberta de um reagente totalmente novo Grignard recebeu o Prêmio Nobel de Química de 1912, que foi dividido com seu compatriota Paul Sabatier (1854-1941), este por seus trabalhos de hidrogenação de compostos orgânicos.

• Mecanismo das adições à Carbonila

O ponto reativo da molécula de um aldeído ou cetona é, sem dúvida, a carbonila, altamente polarizada, devido à ressonância:

O fato de o carbono ter carga positiva torna-o suscetível aos ataques nucleofílicos, isto é, aos “ataques” por reagentes negativos (ou neutros, mas com pares de elétrons livres), que são os chamados reagentes nucleofílicos, como, por exemplo, CN-, HSO3 - etc. Seja, por exemplo, a reação:

Esta reação terá início com o ataque do reagente nucleofílico CN- à molécula do aldeído, prosseguindo, depois, de uma forma totalmente previsível, conforme vemos no esquema seguinte: