Origem dos Jogos Olímpicos
Berlim 1936
México 1968
Munique 1972
Rio de Janeiro 2016
Questão UFC 1996
Questão UFSC 2013
Esporte e Política
Apesar de muitas pessoas não perceberem que o esporte está intimamente ligado a política, essa é uma relação muito comum ao longo da história. Em diversos momentos, eventos esportivos foram utilizados como forma de resistência, como no caso das Olimpíadas do México de 1968 que foi marcada pelo protesto de dois atletas americanos e negros contra a opressão racial vivida no país.
Ainda em 1936, os jogos olímpicos foram realizados em Berlim, capital alemã, e serviram ao fim como uma grandiosa plataforma de demonstração do desenvolvimento do Terceiro Reich. Os altíssimos investimentos com propaganda, transmissão televisiva e até mesmo documentários tinham a intenção de mostrar ao mundo a força e o poderio da Alemanha Nazista. Nesta olimpíada, os atletas da Alemanha também surpreenderam o mundo pela sua força e pelas capacidades atléticas, que sintetizavam o falso ideal de superioridade da raça ariana, vendido ao resto do mundo.
No caso brasileiro, política e esporte andam bem grudados e já foram utilizados de forma bem distintas, como durante a Ditadura Militar (1964 – 1985) que utilizava o futebol como forma de promover o regime. Durante o mesmo momento, também ocorreu a Democracia Corintiana que foi um movimento que surgiu dentro do Corinthians protestando contra a regime militar e, ao mesmo tempo, tentando criar uma gestão mais democrática dentro do próprio clube de futebol.
Ou seja, todos esses exemplos demonstram como o esporte e a política andam juntos e misturados a muito tempo! Vem com a gente pra descobrir um pouco mais desse rolê :)