O que foi o processo de Industrialização?
Localização das indústrias: fontes de energia
2ª Revolução Industrial: matéria-prima e mercado
Indústrias: transporte, mão de obra e localização
As indústrias e os incentivos fiscais
A indústria e a exploração do trabalho
Quais são os tipos de indústrias existentes?
O surgimento da indústria e seus fatores de localização
O processo de industrialização
A atividade industrial consiste em um processo de transformação da matéria-prima em outros produtos. Nas sociedades pré-industriais a economia está ligada ao comércio de produtos naturais. Assim a lucratividade e a produção dependiam do tempo da natureza. A população estava em sua grande maioria localizada no campo, pois era o local que gerava emprego.
Com a Revolução Industrial surge o meio técnico e a lucratividade passar a ser definida pelo desenvolvimento de novas técnicas que possibilitam uma maior produção. Assim, criam-se oportunidades na cidade que passam abrigar um maior contingente populacional – mão de obra - para trabalhar nessas indústrias. É a partir dessa lógica que é possível afirmar que o processo de urbanização é concomitante ao processo de industrialização de um país.
Cabe relembrar que a Primeira Revolução Industrial (1789) deriva de um momento caracterizado pela mudança dos processos artesanais (produção manual sem uso de máquinas) para as maquinofaturas (intenso uso de máquinas no processo de fabricação). A Segunda Revolução Industrial (1850) é a evolução produtiva dessa primeira fase, com a incorporação de um modelo produtivo. A Terceira Revolução Industrial (1970) corresponde a introdução do meio-técnico-científico-informacional a estrutura produtiva das empresas.
Fatores locacionais da indústria
Nesse contexto, a indústria é um importante fator de atração demográfica e econômica e parte fundamental do processo de urbanização. No momento de optar por uma localidade, as indústrias são atraídas pelas vantagens competitivas, que são características de um lugar que garantem àquela indústria maior competividade no mercado. Entre os fatores locacionais, podem-se citar:
- Matérias-primas: mineral, agropecuária.
- Energia: carvão, petróleo, gás, eletricidade, etc.
- Mão de obra: qualificada ($$$) ou pouco qualificada ($).
- Tecnologia: parques tecnológicos, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento.
- Mercado consumidor: tamanho daquele mercado e poder aquisitivo.
- Logística: disponibilidade e custos competitivos de transporte e armazenagem.
- Rede de telecomunicações: telefonia fixa e móvel, internet, etc.
- Complementaridade: proximidade de outras indústrias importantes.
- Incentivos fiscais: redução ou isenção de impostos concedida pelo Estado nas três esferas de poder.
Cabe ressaltar que a localização das indústrias está diretamente associada as suas necessidades e capacidades técnicas. Por exemplo, na primeira fase da Revolução Industrial os fatores de localização eram muito regulados pela disponibilidade de matéria-prima, dada a dificuldade do desenvolvimento dos transportes naquele período. Sem essa infraestrutura as indústrias precisavam encontrar um meio termo entre disponibilidade de matéria-prima, existência de um mercado consumidor e disponibilidade de fontes de energia. Lembre-se na primeira fase da Revolução Industrial o carvão mineral era a principal fonte energética.
No contexto da segunda fase da Revolução Industrial esses fatores passam a ter uma importância diferenciada. Com uma melhor infraestrutura de transportes, novas técnicas produtivas a indústria aumentou sua produtividade e com isso criou a possibilidade de produzir um produto em determinado país e comercializá-lo em áreas cada vez mais distantes. Assim, passa a ser buscar novos mercados consumidores e novas fontes de matéria-prima fora do país de origem da produção industrial. É nesse contexto que ocorre os projetos imperialistas sobre a África e Ásia.
Com a crescente concorrência entre as empresas e a busca por novos mercados, foi exigida uma melhor infraestrutura de transportes. Com isso cada vez mais esse fator locacional passou a ser importante e aqueles países que detinham uma melhor infraestrutura de transportes conseguiam ser inserir melhor na economia. No contexto da terceira fase da Revolução industrial, o desenvolvimento dessa infraestrutura possibilitou que as indústrias se localizassem em novas áreas com outras vantagens locacionais, como uma mão de obra mais barata.
É nesse contexto que passa ocorrer o processo de desconcentração industrial. As indústrias, se aproveitando desse incrementado fator locacional (transporte), começam a migrar para outros países. Esse processo foi impulsionado, inclusive, pelos incentivos fiscais dados pelo Estado, como doação de terreno, isenção de impostos. Uma forma dos países, no contexto de concorrência global, atrair as indústrias.
Nesse tópico vimos diversos fatores locacionais e como eles vão se alterando durante as fases da Revolução Industrial. É importante ressaltar que eles continuam importantes, embora uns sejam mais significativos que outros.
Tipos de indústria
Considerando que o processo industrial consiste na transformação da matéria-prima em outro produto existem diferentes etapas produtivas e, portanto, tipos de indústria. Entre os tipos de indústria é possível destacar:
- Indústria de base: indústria de sustentação que produz matéria-prima para outras indústrias, como o caso da Companhia Siderúrgica Nacional que produz diferentes produtos metálicos que vão servir de matéria prima para outras indústrias. Essas indústrias demandam grande quantidade de matéria-prima e energia e, portanto, faz mais sentido estarem localizadas próxima desses fatores.
- Indústrias intermediárias: indústrias que produzem maquinário e ferramentas para outras indústrias. É denominada de indústria de bens de capital.
- Indústria de consumo: indústrias cujo produto irá direto para o consumidor. É dividida em indústria de bens de consumo duráveis (geladeira, televisão, carro) e bens de consumo não duráveis (alimentos, roupas). Logicamente, essas indústrias fazem mais sentido estarem próximas de seu mercado consumidor. Porém, com uma boa infraestrutura de transporte nada impede que elas se localizem longe de seus principais pontos de venda.