Fim da Ditadura
Constituição de 1988
A República Brasileira
Eleição Majoritária
Eleição Proporcional
Desafios Enfrentados
ENEM 2010
MACKENZIE 2010
Redemocratização
A ascensão da Nova República marca o fim do regime militar e o inicio de uma nova fase republicana no Brasil. O novo ciclo político começa em 1985, com a eleição de Tancredo Neves, e vai até os dias atuais. Embora a democracia tenha começado a se restabelecer com a eleição indireta de Tancredo, ele falece antes de assumir o cargo e seu vice, Jose Sarney, assume o poder. A lista de presidentes de presidentes até o momento é:
- 1985 – 1990: José Sarney
- 1990 – 1992: Fernando Collor
- 1992 – 1995: Itamar Franco
- 1995 – 2002: Fernando Hnrique Cardoso
- 2003 – 2010: Luis Inácio (Lula)
- 2011 – 2016: Dilma Roussef
- 2016 – 2018: Michel Temer
- 2019: Jair Messias Bolsonaro
A Constituição Cidadã (1988)
Durante o mandato de Sarney, foram tomadas importantes medidas para assegurar o retorno pleno da democracia ao país. Assim, a Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, foi um importante marco do governo que previa assegurar a liberdade civil e política da população. Promulgada em 5 de outubro de 1988, dentre os seus principais aspectos definidos estão: a separação dos três poderes, os direitos e garantias fundamentais para a democracia no país e a defesa do Estado e das instituições democráticas.
A nova Constituição estendeu o direito de voto aos analfabetos e restabeleceu o retorno das eleições diretas em nível nacional, estadual e municipal. Além disso, estabeleceu o sistema pluripartidário, o voto facultativo para os jovens ente 16 e 18 anos e o fim da censura. A carta também incluía medidas como a defesa do direito à democracia e à inviolabilidade do habeas corpus; a instituição do racismo como crime inafiançável; e a garantia dos direitos indígenas e dos quilombolas.
Vale ressaltar que esta ainda é a constituição que vigora no Brasil.
Polarização política
Desde de os anos de 2015/2016, o país vem passando por um processo de polarização política e ideológica que vem se apresentado como m desafio para a manutenção da ordem democratica no Brasil. Desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o país vem passando por um processo de "eita atrás de eita" com os novos capítulos que despontam no âmbito político.
As discussões políticas em torno das ideologias de esquerda e de direita se ampliaram no país, levando o povo as ruas para defender ambos os projetos. As eleições de 2018 podem ser consideradas o ápice dessa disputa política e ideológica que avançou pelo Brasil, com a disputa eleitoral entre Jair Messias Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva.
Quer entender como esse cenário se formou? Vem tranquilo, bebê!