A Geografia do Mundo Árabe
O mundo árabe pré-islâmico
Maomé e a Hégira
Os pilares do Islã
A Expansão islâmica
Consequências e desdobramentos
O expansionismo islâmico
Atualmente o islamismo é reconhecido como uma das maiores religiões do mundo e se encontra com uma incrível taxa de crescimento, conquistando tantos fiéis que, para muitos estudiosos, especula-se que no futuro possivelmente seja a religião com o maior número de seguidores no planeta.
Sua difusão se deve a Maomé, que inda em vida, foi uma figura fundamental para a unificação árabe na Península Arábica, o que permitiu também que os povos da região iniciassem um movimento expansionista durante a Idade Média. Assim, após a morte do profeta um império árabe se expandiu da Ásia à Península Ibérica, dominando diversos territórios no caminho, sobretudo no Oriente Médio e no Norte da África, inclusive terras no sul da Europa.
Essas conquistas possibilitaram não só a difusão do islã como a própria conquista árabe de diversas rotas comerciais, dentre elas as do Mar Mediterrâneo. Com o domínio árabe nessas regiões, ainda na Alta Idade Média, a própria Europa passou a ter contato com as novas tecnologias e ideias vindas do mundo árabe. No caso da península Ibérica, por exemplo, os muçulmanos chegaram a ocupar a região entre 711 e 1492, quando foram definitivamente expulsos pelas Guerras de Reconquista.
Essa presença muçulmana na região, no entanto, deixou marcas definitivas com o crescimento de grandes cidades como Córdoba e Toledo, o desenvolvimento nas artes, arquitetura, relações comerciais e até na produção de tecnologias, que foram fundamentais posteriormente para o crescimento do período renascentista e para as grandes navegações do Atlântico.