Questão 1: Desafio Portuário
Questão 2: Modal de Transporte Ideal
Questão 3: Intermodalidade no Brasil
Questão 4: Portos Secos e a Infraestrutura Portuária
Questão 5: Transportes e a Inserção na Globalização
Questão 6: Crescimento Portuário Brasileiro
Questão 7: Rotas Aéreas Mundiais
O comércio mundial está relacionado a diversos processos, tais como a globalização e a manutenção do modelo capitalista de produção. Para compreender o comércio e seus desdobramentos, é necessário entender como ele ocorre, e só acontece devido aos transportes e aos meios de comunicação. Isso é exemplificado pelo valor que se paga por um produto, pois nesse valor está contida a forma como ele foi transportado, pois o tipo de modal escolhido influência os custos finais de comercialização.
Pode-se dizer que o ideal do transporte é percorrer espaços maiores no menor intervalo de tempo possível, e visando a atender a esses objetivos existem fatores que influenciam a qualidade e facilidade do deslocamento. As formas mais rápidas de transporte também tendem a ser mais caras que as mais lentas. A localização das centralizações industriais também interfere.
Na Primeira Revolução Industrial, as indústrias foram construídas nos arredores das fontes de matérias-primas, já que naquela época os transportes não eram tão desenvolvidos. O carvão e as máquinas a vapor modificaram o potencial de energia e as relações ao redor do mundo. Com o desenvolvimento, não houve mais a limitação de usar a Maria Fumaça e evoluiu-se para submarinos, carros e aviões. Devido à combustão, as guerras também se desenvolveram de forma mais intensificada. Atravessar oceanos passou a ser algo mais fácil e cotidiano. Logo se instaura a lógica porto a porto, ou seja, os navios ficam responsáveis pela circulação de mercadorias ao redor do mundo no modal de transporte hidroviário.
A multiplicação de viagens e do volume de carga, além do barateamento dos custos de transporte, não poderiam ter ocorrido sem os numerosos e importantes avanços tecnológicos, que permitiram o transporte mais rápido e eficaz. Uma das principais invenções, que mudou toda a logística do transporte mundial, foi o contêiner. Esse, por ser padronizado e por poder armazenar quase que qualquer tipo de produto, é um imenso facilitador para transportar carga. Todos os transportes passaram a ser modelados no padrão do contêiner, o que permitiu uma maior integração dos modais, com pouquíssimo custo, tanto de tempo quanto de energia, para a baldeação.
A logística e a eficiência permitem pensar melhor as formas de se conectar esses transportes, facilitando, assim, o comércio. Hoje, muitos compram pela internet devido à facilidade, outros vendem pela internet, pois é mais barato, por não precisar pagar a loja física, introduzindo a lógica porta a porta, enviando de e recebendo em casa os produtos, encurtando os processos. Isso altera a forma de se fazer compras e de pensar as lógicas produtivas de entrega e relações comerciais. Porém, o desenvolvimento dessa lógica é sustentado pela intermodalidade, ferramenta da logística que possibilita pensar no uso de diferentes modais de transporte para se obter o melhor custo possível.
Principais vantagens e desvantagens de cada modal de transporte e suas características
- Aquaviário: O transporte marítimo é feito pelo mar. Possui a vantagem de transportar grandes cargas, contêineres. Tem um alto custo de instalação, devido a necessidade de portos e a infraestrutura de transporte. Porém tem um baixíssimo custo de manutenção. O transporte hidroviário distingue-se do transporte marítimo por estar em água doce, em rios, lagos, com barcos. Aqui os custos de instalação são maiores ainda devido em alguns ricos existir a necessidade de construir eclusas. Alguns não concordam com essa divisão e agrupam tudo na mesma categoria.
- Aeroviário: O modal aéreo é o mais rápido e possui uma grande capacidade de carga. Por que, então, não se utiliza esse meio nos transportes de mercadorias internacionais? Ele é o mais caro e o mais seguro, apenas transportando, então, cargas valiosas e seres humanos.
- Ferroviário: O transporte sobre trilhos ainda é bastante utilizado no Brasil e no mundo. Tem um elevado custo de instalação, baixo custo de manutenção, elevada capacidade de carga, atende principalmente a infraestrutura de países com dimensões continentais. Quando relacionado ao problema do transporte urbano, apresenta-se como uma boa solução, reduzindo o trânsito e sendo capaz de transportar muitas pessoas.
- Rodoviário: Comumente associado ao uso de caminhões, carros etc. O Brasil investiu muito no transporte rodoviário que, apesar de possuir uma menor capacidade de carga em relação aos trens e maiores custos de manutenção com seguros, combustível e pneus, acaba sendo mais rápido. Esse modal tem um baixo custo de instalação. A Petrobras e o investimento nas estradas foram fatores que influenciaram o crescente investimento nesse modal.
A escolha do modal de transporte
A escolha do modal de transporte de mercadorias obedece a variáveis, como o custo, a rapidez e a segurança. Muitas vezes, é a geografia (necessidade de contornar ou transpor obstáculos naturais), o clima e, geralmente, o ambiente e o entorno que induzem o uso de certo tipo de transporte. Locais com rios navegáveis seriam propícios ao transporte hidroviário; locais muito declivosos, mais propícios ao transporte rodoviário; locais planos, ao transporte ferroviário etc. A escolha de um modal de transporte na ótica de uma operação de importação/exportação depende, em grande parte, dos seguintes elementos:
- O peso e o volume das mercadorias;
- O custo do transporte;
- A distância a percorrer e os acidentes geográficos e características climáticas do percurso;
- Os atrasos, prazos e tempo de entrega;
- A noção de segurança e risco (ligado intimamente à fragilidade do produto).