Exercício sobre atividade muscular e câimbras
Exercício sobre variação na intensidade do exercício
Exercício sobre diferenças entre velocistas e maratonistas
Exercício sobre fibras musculares de maratonistas
Exercício sobre características dos velocistas
Exercício sobre características gerais dos músculos
O tecido muscular apresenta longas células musculares que podem ser chamadas de fibras musculares ou miócitos. O tecido muscular pode ser dividido em tecido muscular liso (não possui estrias transversais, com contrações são lentas e involuntárias), tecido estriado cardíaco (possui estrias e suas células são longas, ramificadas e mononucleadas, com contrações são rápidas e involuntárias) e tecido estriado esquelético (possui estrias e é composto por células cilíndricas polinucleadas, com contração é rápida e voluntária).
O principal metabolismo utilizado nos músculos é o aeróbico, com maior rendimento energético, porém, na ausência temporária de oxigênio, a célula muscular pode realizar a fermentação lática, que possui menor rendimento energético. A creatina presente nos músculos tem papel de regenerar os ATPs em atividade muscular intensa, se ligando ao fosfato e formando a fosfocreatina. A fosfocreatina gera reserva energética para o músculo e é degradada durante a atividade muscular permitindo que fosfato + energia + ADP formem ATP.
A fadiga muscular ocorre com o excesso de ácido lático nos músculos. Os músculos mais escuros (Tipo I) possuem maior concentração de mioglobina (fibras de contração lenta) e mitocôndrias para realizar com mais eficiência a respiração aeróbica e músculos mais claros (Tipo II) possuem menos mioglobina e mitocôndrias (fibras de contração rápida).