Questões sobre estrutura do neurônio e propagação do estímulo nervoso
Questões sobre a estrutura do neurônio e bomba de sódio e potássio
Questão sobre atuação dos anestésicos sobre as sinapses
Questões sobre arco reflexo e transmissão de impulsos nervosos
O tecido nervoso é um tecido exclusivo dos animais que garantem a interação junto ao meio ambiente e a todas as partes do corpo. A principal célula constituinte deste tecido é o neurônio. O impulso no neurônio é um impulso elétrico e o impulso entre neurônios é químico. Para a transmissão do impulso sem que haja perda do impulso elétrico, estas células são revestidas por bainha de mielina. A Bainha de mielina permite que o impulso seja saltatório, aumentando a velocidade da transmissão do impulso.
A transmissão do impulso ocorre em três etapas:
- A membrana de um neurônio em repouso está polarizada (carga elétrica positiva do lado externo e negativa do lado interno). Essa diferença de cargas elétricas é mantida pela bomba de sódio e potássio (há gasto energético).
- Quando existe um estímulo químico, mecânico ou elétrico, ocorre alteração da permeabilidade da membrana, permitindo grande entrada de sódio na célula e pequena saída de potássio dela, invertendo as cargas ao redor das membranas (despolarização) gerando um potencial de ação. Essa despolarização propaga-se pelo neurônio caracterizando o impulso nervoso.
- Imediatamente após a passagem do impulso, a membrana se repolariza, recuperando seu estado de repouso e encerrando a transmissão do impulso.
Apesar do impulso que percorre todo o neurônio ser elétrico, a transmissão do impulso se dá quimicamente através de neurotransmissores. Esta transmissão do impulso entre neurônios ocorre nas fendas sinápticas.
Esquema de como ocorre o impulso nervoso em um neurônio