Questão 1 - Max Weber
Questão 2 - Movimentos de contestação
Questão 3 - Globalização
Questão 4 - Pobreza
Questão 5 - Classes sociais
Questão 6 - Contradições socioeconômicas
O que são fenômenos sociais?
Durante nossa vida em sociedade ocorrem vários fatos que interferem na forma como nos relacionamos. Muitos desses fatos são geradores de um modo novo de comportamento, outros são consequências de alterações no tecido social. Quando esse cenário se dá temos o que chamamos de fenômeno social, um acontecimento social que envolve comportamentos, ações e situações observadas na vida social. Fenômenos sociais costumam ser ligados a uma determinada época, deixando de acontecer com as mudanças na estrutura social.
Fenômenos sociais são acontecimentos que interferem na sociedade, que afetam os indivíduos na sua posição como sujeitos. Ou seja, as relações, os conflitos e os acordos entre os indivíduos em comunidade. Dessa forma, mesmo o fenômeno social ocorrendo na vida de um indivíduo, ele não é um fenômeno social apenas por isso. É necessário que os fenômenos extrapolem a individualidade e tenham efeitos coletivos, que sejam observados no grupo ou comunidade.
Marcel Mauss e o Fenômeno Social Total
Mauss era sobrinho de Durkheim e participou de muitos de seus estudos, herdando suas questões sociológicas e bases teórico-metodológicas. O antropólogo desenvolveu o conceito de fenômeno social total procurando demonstrar, como seu tio e mentor, o alcance e força dos acontecimentos sociais. O fenômeno social total é baseado em dois princípios. Primeiro, esses fenômenos são sociais por serem grupais. O comportamento só pode ser entendido e estudado a partir de relações que estabelece com a sociedade. Segundo, esses fenômenos são totais por serem complexos de multidimensionais. Nas palavras de Mauss “as experiências dos atores sociais não são redutíveis a uma única dimensão do real, as suas implicações distribuem-se pelos diferentes níveis do real”. Por isso, os fenômenos são observáveis de diferentes ângulos e compreendidos de maneira bastante diversa.
A realidade é complexa e multifacetada. De fato, os acontecimentos sociais extrapolam o próprio tecido social e têm correspondências com outras áreas da vida humana. A camada de ozônio e sua interação com a sociedade, por exemplo, se relacionou durante muito tempo com fabricantes de produtos eletrodomésticos da linha branca, políticos, ambientalistas, manifestantes, meteorologistas e outros grupos. Assim são os fenômenos sociais totais, acontecimentos que atravessam vários aspectos da vida social, como, por exemplo, o processo de socialização.
O real social é multidimensional, mais único. Na análise sociológica é necessário levar em conta essa característica dos fenômenos sociais totais, sua multiplicidade. Riqueza, suicídio, desemprego ou qualquer que seja o fenômeno nunca é um acontecimento, mas o fato em geral. Sendo assim, quando abordamos um algo na sociedade, abordamos sua generalização, mesmo que os fatos individuais que permitam construir essa generalização difiram entre si em alguns pontos.
Fenômenos sociais e seus efeitos
Na organização social os fenômenos acontecem de maneira variada. Dependendo de suas consequências, os indivíduos podem sentir seus efeitos de maneira positiva ou negativa. Essa interação com as consequências dos fenômenos muda de acordo com o período histórico, ou seja, o que pode ser considerado negativo no nosso tempo pode ter sido considerado positivo antes.
Podemos considerar como fenômenos sociais positivos a escola, a queda da desigualdade, o respeito às liberdades individuais, aumento da expectativa de vida, etc. Já os fenômenos sociais negativos são o desemprego, aumento da violência, desabastecimento, gentrificação, etc. Percebemos aqui que os fenômenos sociais negativos são conhecidos também por problemas sociais.