Disperso e dispersante
Classificação dos sistemas
Tipos de colóides
Efeito Tyndall
Movimento browniano
Toda mistura pode ser também chamada de dispersão, porém, nem todas as dispersões possuem as mesmas características. Uma forma de classificá-las é por meio do tamanho da partícula dispersa no dispersante. Nos sistemas de dispersão a substância que se encontra em maior número de mol é chamada de dispersante e a substância encontrada em menor número de mol é chamada de disperso. Desta forma, teremos três tipos de dispersões: solução verdadeira, coloide e suspensão.
Solução verdadeira
Mistura homogênea, formada por partículas de tamanho menor que 1 nm (por isso não ocorre sedimentação). Em uma mistura de água com açúcar, onde a água se encontra claramente em maior quantidade, dizemos que a água é o solvente e o açúcar o soluto. Uma solução pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso. Os termos soluto e solvente só podem ser utilizados para soluções verdadeiras.
Exemplos de soluções:
Soluções sólidas - Ligas metálicas (bronze, aço).
Soluções líquidas - água com sal, álcool hidratado.
Soluções gasosas - Ar atmosférico.
Obs.: 1 nm quer dizer 1 nanômetro. É o mesmo que um 10 -9 metros.
Coloide
Mistura heterogênea, formada por partículas dispersas com tamanho entre 1 e 1000 nm. Os coloides não sedimentam e nem podem ser filtrados por filtração comum. Muito cuidado! Pois, muitas vezes os coloides são confundidos com misturas homogêneas quando
observadas a olho nu. Veja os tipos e alguns exemplos de coloides na próxima página:
Efeito Tyndall
Este efeito ocorre quando há dispersão da luz por partículas coloidais. Neste fenômeno é possível visualizar o trajeto que a luz percorre através das partículas dispersas. A dispersão da luz deve-se ao fato do tamanho das partículas ser da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda da radiação visível.
Movimento browniano
É o movimento aleatório de partículas em uma dispersão, como consequência dos choques entre todas as partículas presentes no fluido, pode ser usado para se referir a uma grande diversidade de movimentos presentes em estados desde micro até macroscópicos.
Suspensão
Mistura heterogênea, formada por partículas de tamanha maior que 1000 nm (daí a possibilidade de ser filtrada e a sedimentação ocorrer através da simples decantação). As partículas dispersas de uma suspensão podem ser vistas a olho nu ou por um simples microscópio.
Exemplos de suspensões:
Granito, água com areia.