Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Distribuição da população mundial

A irregularidade na distribuição da população mundial é uma importante característica no estudo desse tema. Com essa aula, conheça a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda o porquê da distribuição populacional influenciar a busca por novos mercados e mão de obra.

Tipos de crescimento populacional

Transição demográfica: 1 e 2 fases (explosão demográfica)

Transição demográfica: da estabilidade à queda da natalidade

Redução da natalidade, consequências e a crise

Crescimento e distribuição da população mundial


Atualmente, existem 7 bilhões de pessoas no mundo e uma diversidade de idiomas, culturas, tradições, etnias e religiões. A maior parte dessa população está concentrada na Ásia, especificamente na região abaixo:

‘‘Existem mais pessoas vivendo dentro desse círculo do que fora dele.’’

 

Distribuição da população

Em termos de distribuição, pode-se afirmar que a densidade demográfica mundial (número de habitantes por quilômetro quadrado) é concentrada e desigual. Nesse sentido, é importante diferenciar país populoso de país povoado.

• Populoso: conceito relacionado à população absoluta de um país. Em números absolutos, corresponde a quantos habitantes vivem em determinado lugar. Nesse sentido, quando a população absoluta é bastante expressiva, fala-se em país populoso, cidade populosa.

• Povoado: conceito que expressa a relação entre o número total de habitantes e sua distribuição no território por quilômetro quadrado. Essa relação corresponde à divisão da população absoluta de um país pela área desse mesmo território. Essa informação constitui o dado denominado densidade demográfica (hab./km²).

No caso do Brasil, o país possui uma população absoluta de, aproximadamente, 210 milhões de habitantes e uma área de, aproximadamente, 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Nesse sentido, sua densidade demográfica é em torno de 24,7 hab./km² (total de habitantes dividido pela área do território). Desse modo, pode-se afirmar que o Brasil é um país populoso e pouco povoado, pois possui uma elevada população absoluta e uma baixa densidade demográfica.

Para a compreensão do crescimento da população mundial, é necessária uma análise estatística através de dados demográficos encontrados, por exemplo, em censos demográficos, como aqueles realizados pelo IBGE, além de uma análise histórica e geográfica dessas populações.

Após esse conjunto de procedimentos, é possível identificar e compreender os padrões de crescimento da população, que estão associados, por exemplo, à queda da mortalidade, ao aumento da expectativa de vida, entre outros.

Hoje, o ritmo de crescimento populacional vem diminuindo a cada ano. Esse crescimento é medido através do chamado crescimento vegetativo, que consiste na diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade e que, geralmente, é expresso em porcentagem.

  • Crescimento vegetativo positivo: quando o número de nascimentos é maior que o número de mortes.
  • Crescimento vegetativo negativo:quando o número de mortes supera o número de nascimentos.

crescimento demográfico é outro dado utilizado para se entender o comportamento da população de um país. É calculado a partir do somatório do crescimento vegetativo e do saldo migratório (população que entra e sai).