Questão ambiental
Direito ambiental
Desenvolvimento sustentável
Movimento ambientalista
Formas de atuação
No mundo desenvolvido de hoje, não é raro a falta de precoupação com a exploração indiscriminada dos recursos naturais renováveis, ocorrendo requentemente a socialização do prejuízo ambiental enquanto o lucro dessa exploração é concentrado. Dada a constatada insustentabilidade do modelo de produção atual, são amplamente discutidos modelos compátiveis com os limites de recursos do planeta, sob o risco de impossibilitar a vida na Terra.
É com essa preocupação que os Estados formulam regras para a exploração do meio ambiente. No Brasil o direito ambiental é baseado em alguns fundamentos, como o dever de todos os Estados zelar pelo ambiente, o aproveitamento equitativo, ótimo e razoável dos recursos naturais, a vida sustentável etc. Esses direitos visam proteger a manutenção da vida no planeta e ofertar condições dignas de existência para nós e as gerações futuras.
O desenvolvimento sustentável é um conceito que visa estabelecer um consenso de que se evite a exploração predatória e inconsequente dos recursos naturais. Ele parte da nossa relação com o meio ambiente e busca uma maximização da exploração com o mínimo de impacto.
Entretanto, muitas ações não são eficazes ou os Estados são incapazes de as colocar em prática. Os movimentos ambientalistas visam pressionar empresas e o Estado no sentido dessa eficácia. Dentre seus objetivos estão proteger o meio ambiente, proteger espécies de extinção, combater o desmatamento, apontar alternativas para o modelo de exploração inconsequente etc. Esses movimentos atuam em protestos e manifestações populares, além de realizar ações diretas como plantio de árvores, reciclagem e educação ambiental para o uso consciente, dentro outras ações.