A origem da Maçonaria
Renascimento comercial e urbano
O Século das Luzes
A influência maçônica
Igreja Católica X Maçonaria
Estado X Igreja
A Maçonaria na Europa
A maçonaria é uma organização fraterna, composta por homens que se reúnem nas chamadas lojas maçônicas para dialogarem sobre questões como liberdade, igualdade, democracia, fraternidade, progresso, moral e outras questões políticas, filosóficas, científicas, sociais e econômicas. Apesar de durante séculos ter sobrevivido como uma irmandade secreta, fugindo de perseguições e da censura, atualmente a maçonaria convive com maior liberdade, contando com mais de 6 milhões de membros ao redor do mundo e milhares de lojas.
Apesar de sua origem ser ainda muito debatida e cercada por mitos, estima-se que a maçonaria tenha surgido na Idade Média a partir da união de trabalhadores que atuavam na construção de igrejas. Esses pedreiros livres das relações feudais e católicas passaram a se organizar em fraternidades, com símbolos, encontros e filosofias próprias, acreditando na figura de Deus como o "Grande Arquiteto".
Com as mudanças na Europa ao longo dos séculos XI e XVIII, a maçonaria passou a crescer cada vez mais, sobretudo em contextos como o do renascimento, da reforma protestante, das revoluções inglesas, do iluminismo e da revolução francesa. Muitas lideranças políticas e revolucionárias passaram a frequentar a maçonaria e utilizar suas influências nesses processos de mudanças políticas e sociais.
Alguns destacados maçons, por exemplo, foram os reis Frederico II, da Prússia, Eduardo VII e VIII do Reino Unido, os imperadores brasileiros D. Pedro I e seu filho, D. Pedro II, o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o patrono José Bonifácio, presidentes como Abraham Lincoln, Frankin D. Roosevelt, Harry Truman, Barack Obama, Floriano Peixoto, Washington Luís e nomes como Winston Churchill, o Visconde do Rio Branco, Giuseppe Garibaldi e tantos outros. Esses nomes demonstram, portanto, a influência que a maçonaria possui em diversos setores da sociedade, sobretudo o político ao longo da história do ocidente.