Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A variação linguística: apresentação

Neste vídeo, o prof. Alexandre Guimarães apresenta o conceito de variação linguística, abordando um pouquinho da história de língua portuguesa.

A variação diatópica

A variação diastrática

Variações linguísticas: Exercícios

Variação linguística: análise de casos

Variação linguística: Exercícios modelo ENEM

Variação linguística: Exercícios modelo ENEM 2

A variação diafásica

Conceito de língua 

Pode-se definir língua como um sistema de usos - orais ou escritos - que são utilizados por falantes de determinada comunidade. Por isso, o uso desse sistema é caracterizado como um ato individual, visto que cada indivíduo desempenha a fala de sua maneira para se comunicar com outras pessoas. No entanto, é importante destacar que em uma mesma comunidade de fala, como o Brasil, por exemplo, há diferenciações estabelecidas dentro dessa língua, estas são conhecidas como variações linguísticas

Variação linguística é o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema. Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na realização linguística. Observamos a diferenças na fala que se relacionam à idade, à região do país, à cultura e até mesmo ao estilo. Se prestarmos bastante atenção, perceberemos que a variação acontece nos mais variados segmentos da língua, como o fonético, o sintático, o léxico, o semântico etc. Tudo isso também configura a evolução da língua, o seu desenvolvimento e sua adaptação através do tempo e das mudanças sociais.

A área de estudo que busca entender e descrever as diferentes manifestações linguísticas em um mesmo idioma chama-se sociolinguística. O pesquisador dessa área busca verificar entre os falantes de determinadas línguas diferenças nos modos de falar de acordo com quatro níveis: diacrônico, diatópico, diastrático e diafásico

Variação diacrônica

A língua varia no tempo e essa variação passa a ser notada ao comparar dois estados de uma língua. O processo de mudança é gradual, ou seja, não acontece de repente.

Variação diatópica

A língua varia no espaço pois pode ser empregada diferentemente dependendo do local em que o indivíduo está. A variação diatópica diz respeito justamente às diferenças linguísticas que podem ser vistas em falantes de lugares geográficos diferentes. Por isso, é mais observada em locais diferentes mas com falantes da mesma língua.

Variação diastrática

A língua varia de acordo com fatores sociais. A variação social está relacionada a fatores como faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional e é marcada pelas gírias, jargões e pelo linguajar singelo, já que são aspectos característicos de certos grupos.

Variação diafásica

A língua varia de acordo com o contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo de falar, que pode ser formal ou informal. Esta variação, portanto, refere-se ao registro empregado pelo falante em determinado contexto interacional, ou seja, depende da situação em que a pessoa está inserida.