Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Afinal, o que é um texto?

Neste vídeo, o professor Alexandre apresenta o conceito de texto, descomplicando as diferenças entre os textos verbais, não-verbais e os híbridos.

Vamos exercitar?

Resolução de exercícios

Resolução de exercícios - continuação

Resolução de exercícios – o texto híbrido

Resolução de questões - o texto verbal

CONCEITO DE TEXTO 

Podemos entender texto como uma unidade linguística e semântica compreendida por um leitor em dada situação.

Vamos entender cada um dos termos utilizados nesse conceito? Em primeiro lugar, por ser uma unidade, o texto apresenta-se como um todo que pode ou não ser dividido em partes (introdução, desenvolvimento, conclusão; parágrafos, estrofes, versos, períodos). Isso já confirma, de certa maneira, a necessidade de lembrarmos, sempre, que qualquer fala depende de um todo no qual está inserida, certo? Além disso, por ser uma unidade linguística e semântica, trabalha com a linguagem - conheceremos muitas das suas formas, nos próximos parágrafos - e o sentido, ou seja, toda e qualquer unidade, para ser texto, precisa produzir sentido, precisa ter conteúdo. Por fim, um texto pode ser entendido como tal se o leitor levar em consideração a situação em que a mensagem estiver sendo passada. Mais uma vez, o contexto é imprescindível na interpretação.

CLASSIFICAÇÕES

Um texto pode ser classificado de acordo com a linguagem empregada nele. Nesse sentido, destacam-se três: a verbal, a não-verbal e a híbrida

A linguagem verbal aparece em toda mensagem constituída, necessariamente, de palavras. Isso significa que tanto a aula ao vivo que você está vendo quanto este material podem ser considerados textos verbais. A redação que você produz no vestibular também. Um discurso de posse de um presidente? Texto verbal. O próprio conceito de texto que você acabou de ler, ali em cima, é um exemplo de linguagem verbal. Em determinado contexto - no caso, o de uma aula -, uma mensagem específica é passada.

Um texto não verbal, por sua vez, constitui-se qualquer elemento diferente de palavras, formulando, ainda assim, uma mensagem. Uma charge, por exemplo, está em linguagem não verbal. As cores do sinal de trânsito também. Por isso, é importante lembrar que, diferentemente do que muitos alunos costumam pensar, o texto não verbal não está somente nas mensagens com imagens, com fotos. Uma pintura pode passar uma informação e, consequentemente, ser classificada como texto não verbal.

Por fim, se uma mensagem apresenta, simultaneamente, linguagens verbal e não verbal - e se a informação passada depende, obrigatoriamente, dessas duas -, chamamos o texto de híbrido ou misto. Veja esta propaganda a seguir:

Imagem 1

É possível notar que a mensagem passada depende, necessariamente, da imagem no fundo e do texto escrito. Sem a imagem, interpretaremos de uma maneira; sem o texto verbal, de outra.