Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Apresentação

Neste vídeo, o professor Alexandre apresenta os principais tipos de textos jornalísticos

A reportagem

A entrevista

O artigo de opinião

A crônica

O editorial

Textos jornalísticos

Os textos jornalísticos são veiculados com intuito de comunicar e informar sobre algo. A linguagem desses textos deve, em geral, ser objetiva, clara e imparcial, para que o leitor compreenda as informações mais relevantes sobre o tema. Em geral, o desenvolvimento textual responde às perguntas “O que?” (fato ocorrido), “Quem?” (pessoas envolvidas), “Quando?” (horário em que ocorreu o fato), “Onde” (local onde ocorreu o fato), “Como” (circunstância em que ocorreu o evento) e “Por quê?” (causa do fato).  A função social dos textos de caráter informativo é informar o leitor sobre algo. São caracterizados pela presença da linguagem denotativa e pela organização das informações que são expostas de acordo com o enfoque definido pelo emissor e organização das fotos para complementarem o sentido do texto.

 São exemplos de textos jornalísticos os seguintes gêneros textuais:

1.     Notícia: Apresenta um fato de forma simples e objetiva. É uma publicação imediata, com conteúdo válido a curto prazo, visto que o objetivo é informar de maneira rápida.

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/04/explosao-em-beirute.ghtml

2.     Reportagem: Apresenta um fato de forma aprofundada, questiona causas e efeitos de um fato determinado. Por ter um prazo maior de elaboração de conteúdo, é válido a longo prazo devido a sua apuração extensa dos acontecimentos.

 

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/07/explosao-no-libano-de-onde-veio-e-para-onde-ia-nitrato-de-amonio-que-causou-desastre-em-beirute.ghtml