Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Apresentação

Neste vídeo, o professor Alexandre Guimarães apresenta o conceito de reportagem e inicia a leitura do texto que será trabalhado no próximo vídeo.

Elementos Estruturais

Leitura e análise de uma notícia

Semelhanças e diferenças entre a notícia e a reportagem

Características gerais da reportagem

Exercícios

O texto jornalístico

O texto jornalístico é de grande importância na era da informação, pois é um meio de comunicação de massa. O objetivo desse veículo é informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação, etc. Assim, no texto jornalístico, duas características se destacam: a interação com o leitor e a intencionalidade de quem escreve.

Dependendo de seu propósito e da intenção de quem escreve, pode ser imparcial ou não. No entanto, normalmente, as ideias são trabalhadas de forma objetiva, apresentando um caráter informativo. Logo, a função da linguagem predominante costuma ser a referencial.

Basicamente, podemos dividir o texto jornalístico em informativo e opinativo. Uma notícia, por exemplo, tem um caráter informativo, ou seja, geralmente é escrita com uma linguagem objetiva e não apresenta qualquer parcialidade. Um exemplo de texto jornalístico opinativo seria o editorial, que expressa o ponto de vista do veículo de comunicação sobre determinado assunto. Ao folhear um jornal, encontramos gêneros textuais variados, cada um com uma função comunicativa específica.

Notícia

Relata acontecimentos recentes que despertam a atenção do público. Para que seja notícia, o assunto precisa ser relevante, ou seja, trata de um assunto que deve chamar a atenção do leitor, digno de ser noticiado, um acontecimento que foge à normalidade. Assim, pode-se dizer que a notícia é um texto de caráter temporal, diretamente ligado aos fatos recentes e que traz um assunto relevante e atraente para o leitor.

A escolha da linguagem mais adequada vai depender do veículo de comunicação em que a notícia será publicada. Cada jornal tem seu público-alvo. Portanto, podemos encontrar notícias com uma linguagem mais informal e outras mais formais. Em geral, os textos prezam pela objetividade, usando períodos curtos e orações diretas. Os textos são escritos em 3ª pessoa para garantir o distanciamento do autor e o caráter meramente informativo. A função da linguagem que prevalece é a referencial.

Observe agora a estrutura da notícia, que é dividida em duas partes:

  • Lead: É a abertura da notícia e traz as principais informações. Geralmente, respondem-se as seguintes perguntas em um lead: o quê (fatos), quem (personagens/pessoas), quando (tempo), onde (lugar), como e por quê.
  • Corpo do texto: É a parte do texto responsável por detalhar as informações do Lead, aprofundando o assunto e trazendo novas informações para o leitor. Normalmente, as informações são relatadas por ordem cronológica ou se importância.

Reportagem 

A reportagem é definida pela intenção comunicativa, pois sua função é, primeiramente, informar, ou seja, levar a notícia ao leitor e, por isso, sua proposta se baseia em fatos.  Para abordá-los, a reportagem se apresenta por meio de elementos relevantes: o que aconteceu, onde, por quê, quando, com quem.

Para ser considerada satisfatória, a reportagem deve responder a esses questionamentos com uma linguagem clara, concisa e, na maioria dos casos, objetiva.

Diferentemente da notícia, a reportagem não precisa tratar, necessariamente, de assuntos recentes. Enquanto a notícia trata de um caso específico, a reportagem fala de um tema mais amplo. Esse tipo de gênero apresenta informações mais aprofundadas sobre temas que despertam a atenção do público. Geralmente, trazem pontos de vista variados, investigam e interpretam os acontecimentos e trabalham o fato de maneira exaustiva. Podem apresentar tabelas, dados estatísticos, mapas e entrevistas. Antes de serem publicadas, as reportagens passam por uma apuração detalhada das informações.