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Tema

Não perca essa aula sobre os principais erros na dissertação e fique preparo para o vestibular!

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Diversos

Dando continuidade ao conteúdo das aulas anteriores sobre estrutura de ideias e parágrafos para a escrita da redação, a partir de exemplos sobre o que deve ser feito para garantir uma boa nota, trouxemos para você o que é necessário ser evitado para não perder pontos nas competências do ENEM. 

Se errar, é zero!

Antes de tudo, é importante destacar cada um dos problemas que podem zerar a sua nota de redação:

Fuga ao tema

A fuga ao tema, no ENEM, é um dos erros mais graves que deve ser evitado. De certa maneira, já é de se esperar um cuidado por parte do aluno com relação a isso. Porém, muitas vezes, as diversas limitações levantadas pela frase-tema podem confundir o aluno e, obviamente, levá-lo a esse distanciamento do tema. Por isso, é importante tomar alguns cuidados, como ler a proposta e os textos de apoio se possível mais de uma vez e, como aprendemos na aula de planejamento de texto, identificar as palavras-chave do tema. Vamos ver um exemplo de parágrafo fora do tema.

Tema: Os entraves da reciclagem no Brasil

Em primeiro lugar, é necessário destacar as consequências dessa cultura de negligência, hoje, no país. Isso porque a ausência dessa prática é prejudicial não só para o andamento de uma economia mais barata, mas também para a alimentação de um comportamento sustentável por parte da população. Uma vez que o Estado, responsável por dar as ferramentas para a prática de reciclagem eficiente, não entrega a infraestrutura correta, o sentimento de consciência ambiental não se desenvolve na sociedade. Ainda que existam orientações na escola com relação a atitudes de cuidado com o meio – o que, ainda hoje, não acontece -, a ausência de uma base estatal que dê os caminhos necessários – como um bom sistema de coleta seletiva, por exemplo – atrapalha essa conscientização tão exigida.

Note que o parágrafo, apesar de ser interessante e bem consistente, não fala do tema por completo. Há, na verdade, um grande erro com relação ao recorte sugerido pela proposta, que fala de “entraves da reciclagem” e encontra um parágrafo sobre as consequências dessa prática. A fuga, no ENEM, é perigosa e é necessário que o candidato esteja atento a isso.

Fuga ao gênero textual

O gênero exigido no ENEM é o texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que qualquer redação que fuja ao modelo de dissertação e/ou que não apresente um posicionamento claro sobre o tema – e bem defendido – estará fora desse tipo e, consequentemente, receberá zero. Veja um exemplo:

Tema: Desastres ambientais: qual o preço do desenvolvimento?

Em primeiro lugar, é importante lembrar o ocorrido em Mariana, Minas Gerais, em 2015. O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, controlada pela Vale, causou uma tragédia que feriu e até matou muitas pessoas, tornando-se um dos grandes desastres ambientais do Brasil dos últimos anos. Até hoje, corre um processo que verifica a negligência por parte da empresa e as consequências disso.

Em uma primeira análise, percebe-se, claramente, que o parágrafo é expositivo, fugindo ao tipo textual, uma vez que trabalha, apenas, com fatos, deixando de lado qualquer posicionamento com relação ao tema, relembrando textos jornalísticos ou notícias. 

O autor apenas cita e conta o ocorrido em Mariana e não dá sua opinião com relação ao tema dos desastres ambientais, esquecendo de apresentar o seu questionamento sobre a problemática (tese). 

Além desses principais erros frequentes que atribuem nota 0 (zero) ao candidato, destaca-se, ainda:

  • Textos com menos de 7 linhas; 
  • Cópia integral dos textos da prova de redação ou do caderno de questões;
  • Injúrias, ofensas ou desenhos;
  • Números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;
  • Parte totalmente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, apelido fora do local designado para a assinatura do candidato;
  • Texto predominante ou integralmente em língua estrangeira;
  • Folha de redação oficial em branco.

Problemas comuns em redações de vestibulandos;

Parágrafo de introdução sem tese.

Tema: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Os candidatos Brizola e Maluf marcaram a eleição para presidente de 1989, onde ambos se ofenderam. Hoje em dia, nada é diferente pois, os debates presidenciais mostram como as palavras podem definir o posicionamento das pessoas, principalmente através das redes sociais onde elas fazem críticas sem se preocupar com os outros indivíduos. 

Note que, no parágrafo, não há qualquer posicionamento por parte do autor. Há, apenas, uma contextualização sobre a temática proposta, criada a partir de uma alusão histórica. É necessário que o parágrafo introdutório apresente uma tese sobre o tema proposto. Essa opinião será defendida ao longo do texto, no desenvolvimento.

Texto com um só parágrafo de desenvolvimento

O raciocínio, aqui, é simples: se cada parágrafo de desenvolvimento defende, exclusivamente, um argumento, faz sentido a ideia de que um só parágrafo - consequentemente, um só argumento - não é o bastante para defender uma tese, certo? Dessa forma, é interessante que o aluno desenvolva, pelo menos, dois parágrafos argumentativos, a fim de convencer o leitor com opiniões bem apresentadas e, é claro, fundamentadas. 

Texto com cópia fiel da coletânea

Na prova do ENEM, é muito importante que você tome certo cuidado com a construção do seu texto e as informações retiradas da coletânea. Isso não significa que haja qualquer pecado em interpretar e aplicar à sua redação os argumentos e posicionamentos dos textos motivadores. Porém, copiar literalmente informações da coletânea, no ENEM, é totalmente proibido. Portanto, evite trazer essas informações diretas para o texto. Também é importante dizer que, para o ENEM, as linhas com cópia são desconsideradas. É bom lembrar, também, que, se, com as linhas desconsideradas, o texto tiver 7 linhas ou menos prova será zerada automaticamente.

Parágrafo de conclusão em tom de desenvolvimento

Um dos mais frequentes erros nas redações de vestibulandos é a construção de parágrafos de conclusão que, pelas ideias apresentadas, parecem muito mais um trecho argumentativo do texto - e, consequentemente, parte do desenvolvimento. É comum que os alunos resolvam argumentar nesse último parágrafo - deixando de lado, totalmente, funções importantes, como a retomada da tese e as próprias propostas de intervenção.

Para que o aluno evite esse erro, indicamos, sempre, a necessidade de se apresentar um conectivo conclusivo – normalmente, uma conjunção, como o "portanto", deixando claro o fim do texto.

Parágrafo com apenas um período

É comum, na produção de um parágrafo, que o aluno, em um trabalho de pontuar bem suas ideias, usando vírgulas e travessões, finalize menos períodos e, consequentemente, produza blocos de textos com apenas uma frase. Isso é um problema de coesão textual e precisa ser tratado. Veja um exemplo de parágrafo de desenvolvimento sobre o tema "O livro na era da digitalização do escrito e da adoção de novas ferramentas de leitura":

Ainda assim, é indispensável destacar as vantagens da adoção dessas novas ferramentas, além da alta capacidade de armazenamento e do acesso facilitado em qualquer hora e lugar, o preço dos textos digitalizados é muito mais baixo, uma vez que que o processo de produção também é mais barato; há livros físicos que chegam a custar três vezes o valor da sua versão virtual, o que justifica a dificuldade de manter um hábito de leitura na nossa sociedade; no mesmo caminho, a concorrência cada vez maior nesse mercado tem permitido a redução do preço dos aparelhos de leitura digital, facilitando ainda mais a compra, a venda e é claro a fidelização do leitor.

Apesar do uso do ponto e vírgula, é possível perceber que o parágrafo só tem um período, o que deixa a sua construção e leitura, obviamente, confusas. É importante revisá-lo, então, e reestruturá-lo, usando as regras de pontuação que aprendemos em aula.

Propostas pouco detalhadas

Na construção de propostas de intervenção, é essencial detalhar cada um dos pontos apresentados, além de deixá-los muito ligados aos argumentos utilizados no texto. Veja o exemplo abaixo:

Tema: Como lidar com o sedentarismo infantil no Brasil?

Nesse sentido, providências precisam ser tomadas, buscando garantir uma melhor qualidade de vida para essa geração engaiolada. É preciso estipular e ensinar a ter limites, além de incentivar as crianças a saírem de frente da TV. Apenas assim poderemos ajudar essa geração a superar a apatia e as expectativas criadas sobre ela.

É fácil perceber que as propostas estão muito utópicas, sem qualquer detalhamento. É necessário dizer não só o que pode ser feito, mas também como algo pode ser resolvido, quem pode tomar essas medidas, além de apresentar a finalidade dessa ação e um detalhamento, ou seja, uma informação complementar sobre qualquer um dos demais elementos. 

Erros mais comuns por competência 

Competência 1: Uso do acento - especialmente o grave, indicativo de crase - e construção dos períodos.
Competência 2: Fuga ao tema, fuga ao tipo textual, restrição (especificar muito a proposta) ou tangenciamento (não seguir, por exemplo, os comandos da proposta).
Competência 3: Argumentação previsível (restrita aos pontos usados pela coletânea) ou pouco organizada (não há, claramente, um posicionamento defendido).
Competência 4: Períodos longos e uso pouco variado dos conectivos.
Competência 5: Propostas utópicas ou pouco detalhadas.