Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Cultura e identidade

O professor Rafael Cunha vai apresentar uma problematização sobre o conceito de identidade e os pressupostos para definir a identidade do brasileiro e como a imagem do brasileiro é vista pelos outros e pelos próprios brasileiros.

Fases e etapas da identidade brasileira

Originalidade cultural e identidade

“Devorando” outras culturas

Alteridade: identidade a partir do outro

Cultura Nacional

Para entendermos esta aula, precisamos conhecer alguns conceitos fundamentais sobre sociedade e suas questões. Dentro do processo histórico da nacionalidade, diversos costumes e culturas contribuíram para uma construção nacional deste conceito. Mas, você sabe qual é a definição da palavra? 

Cultura é o conjunto de atividades, modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Assim, vemos que se trata de uma noção comum de compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Sendo definida como um conjunto de ideias, comportamentos e ações de um mesmo grupo de pessoas ao longo do tempo, podemos ter como exemplo que o funk é uma cultura popular oriunda do Rio de Janeiro.

Em relação ao Enem, destacam-se dois temas anteriores que abordaram questões acerca da cultura nacional. 

Entre eles:

  • ENEM 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
  • ENEM 2012: “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. 

Essas discussões são importantes porque, como veremos ao longo da aula, o contato entre diferentes nacionalidades, culturas e religiões presentes no território brasileiro foram importantes para a construção da nossa identidade cultural. 

A cultura na Sociologia 

Segundo Pierre Bourdieu as práticas culturais são associadas às posições sociais dos indivíduos. Ou seja, se você pertence à classe dominante, você vai ter práticas culturais similares a das outras pessoas deste mesmo cenário. Por exemplo, se as classes dominantes vão frequentar óperas, escutar músicas clássicas, então provavelmente você também obterá os mesmos hábitos. 

Já o sociólogo Guy Rocher define cultura como sendo um conjunto ligado de maneiras de pensar, de sentir e de agir mais ou menos formalizadas que, sendo apreendidas e partilhadas por uma pluralidade de pessoas, servem, de uma maneira simultaneamente objetiva e simbólica, para organizar essas pessoas numa coletividade particular e distinta. Ou seja, a cultura define um grupo de pessoas ou uma sociedade. 

A partir disso, percebemos que o conhecimento das historicidades nacionais é extremamente importante para a prova do Enem, que aborda questões sociais, principalmente, na área da redação.